O line-up da 23ª edição do Minas Trend ganhou uma adição especial. A semana de moda mineira, que está acontecendo em Belo Horizonte, no seu primeiro dia de desfiles contou com uma apresentação especial de designers de Alagoas. Depois de Minas Gerais, Alagoas é o estado com maior número de participantes na feira de négocios promovida pelo Minas Trend. A apresentação foi uma reverência aos talentos alagoanos. Na mesma noite também desfilaram o Sindijoias MG e o estilista Victor Dzenk.
Abrindo a noite, quando a primeira modelo adentrou na passarela, o calor e a força nordestina se espalharam pela sala de desfiles do Minas Trend. Mais do que ressaltar o que é produzido em Alagoas, o desfile coletivo de designers do estado fez uma homenagem ao povo nordestino. As marcas Alana Tenório, Aquas Beach Wear, Ateliê Criar, Caledoscopio, Carol Paz, Endy Mesquita, Laila Monteiro, Maneka, Manu Mortari, Nathália Amaral, Sandra Cavalcanti e Studio Monteferro mostraram em sua estreia na semana de moda mineira, a felicidade e força de quem vive no nordeste.
Em uma apresentação que teve a coordenação de Carlos Penna e o styling de Davi Leite, as marcas mostram seu DNA a partir de uma paleta de cores inspirada na história do estado. O desfile, destacando uma sofisticação natural das criações, começou em tons da alvorada – rosé, palha, verdes até chegar nos tons terrosos e finalmente no preto, representando o crepúsculo. A edição dos looks resumo um estilo de vida, que tem por trás a emoção, a força e a tradição do estado de Alagoas.
Apresentando-se pela terceira vez, no Minas Trend, o Sindijoias MG levou para a passarela os lançamentos e as apostas em acessórios das suas marcas associadas. A partir da identidade de cada uma, as tendências no mundo das Joias, Bijoux e Folheados foram apresentadas em uma visão plural para este setor. O tema do desfile "O convite à viagem", trouxe a atmosfera da apresentação, inspirada no famoso poema de Charles Baudelaire (na tradução de Guilherme de Almeida). O objetivo era mostrar que a união do segmento faz a força.
Encerrando a primeira noite de desfiles do Minas Trend, o estilista Victor Dzenk homenageou a mulher Luso-Brasileira ao mostrar Portugal, país revisitado por ele na coleção intitulada “Algarve”. Dessa vez, as estampas, o forte do trabalho do estilista, têm a presença marcante do floral, compondo uma rica relação com a estética portuguesa. A tapeçaria Arraiolo é a principal referência, Victor fez releituras do azulejo, da cortiça, do animal print floral, além das maxi e mini estampas.
A brasilidade na coleção ficou por conta da estampa baseada na obra da artista plástica Clara Valente. “A tapeçaria, muito presente na arte de Portugal, passeia pela coleção na interpretação da obra da Clara que reúne o lúdico, as formas geométricas e os tons vibrantes”. O black tie masculino se transforma em modelagens muito femininas e em uma alfaiataria de luxo abusando do preto, branco e listrado. Nas outras peças, a sensualidade com decotes, vazados, e fendas. As cores para a temporada vem em uma cartela preenchida por nude, vermelho, bordeaux, cinza chumbo e verde.
Por: Yuri Ribeiro