O Corpo de Bombeiros retoma na manhã desta segunda-feira (11) as buscas pelos três adolescentes que desapareceram na tarde de ontem (10) nas águas do Rio Parnaíba, em Timon. O caso aconteceu no bairro Baixa do Coco, onde há uma estação de captação de água do rio. Segundo os bombeiros, os jovens têm entre 15 e 17 anos e estavam brincando nesta estação quando se desequilibraram e caíram na água, sendo levados pela correnteza.
As operações de busca iniciaram por volta das 16h de ontem, quando o incidente aconteceu, mas o trabalho do Corpo de Bombeiros teve que ser interrompido durante a noite. Isso porque a visibilidade reduz, o que dificulta o trabalho das equipes de mergulhadores.
Os Bombeiros empregam nas buscas um barco pequeno para procura visual dos adolescentes e um mergulhador. Por meio de nota, a corporação informou que a ação é uma cooperação do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Piauí. Os nomes dos adolescentes desaparecidos no Rio Parnaíba inda não foram divulgados.
Há um ano, três pessoas da mesma família morreram afogadas no Rio Parnaíba
Um caso semelhante ao dos três adolescentes aconteceu há um ano também na cidade de Timon. Três pessoas da mesma família morreram afogadas no Rio Parnaíba em 05 de setembro do ano passado enquanto tomavam banho em uma coroa. A menina Ruthy de Oliveira Moraes, 11 anos, banhava no rio quando começou a se afogar. A mãe, Rosinete de Oliveira, 30 anos, pulou na água para salvar a filha, mas acabou se afogando junto.
O irmão de Rosinete, Ronaldo de Oliveira Moraes, 28 anos, também entrou no rio para salvar as vítimas e foi levado pela correnteza. Os corpos foram localizados um dia depois do incidente.
Seis pessoas morreram afogadas no mesmo local
Pelo menos seis pessoas já morreram afogadas no mesmo local do Rio Parnaíba onde os adolescentes desapareceram na tarde de ontem (10). A informação é Corpo de Bombeiros de Timon, que está coordenando as buscas. Além dos três jovens, um outro adolescente morreu afogado na altura da estação de captação de água há 15 dias. E em 2021, outros dois jovens perderam a vida no mesmo local ao mergulharem no Rio Parnaíba.
A região onde aconteceram estes afogamentos é considerada perigosa pelas equipes de salvamento por conta da força da correnteza e da profundidade. É o que explica o aspirante Augusto, dos Bombeiros de Timon: “É um local impróprio para a atividade de banho e lazer, porque não há segurança. É um período do ano em que o nível do rio baixa e as pessoas se confiam na profundidade. Mas tem locais que são muito profundos e a correnteza é muito forte”, diz.
Ele acredita que foi exatamente isso o que aconteceu com os adolescentes que seguem desaparecidos. Eles brincavam próximo à estação de captação no bairro Baixa do Coco quando viram uma amiga se afogando. Os três pularam na água para salvá-la e acabaram sendo levados pela correnteza. A jovem conseguiu se salvar e encontra-se internada, embora esteja fora de perigo.
As buscas seguem com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Teresina, que emprega uma embarcação de pequeno porte para busca visual pelos corpos. As equipes afirmam que, pelo tempo decorrido do incidente, é difícil que as vítimas ainda sejam encontradas com vida.