Chuva em pleno mês considerado como o pico do B-R-O-Bró. É isso que deve acontecer no Piauí nos próximos dias, segundo as previsões da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente do Piauí). Os dados apontam para o aumento das condições favoráveis à entrada de umidade no Estado entre os dias 16 e 20 de outubro, o que pode resultar na formação de nuvens de chuva e, inclusive, de chuvas intensas. Há ainda possibilidade de queda de granizo e ocorrência de ventanias.
A chuva deve cair na porção centro-sul do Piauí, abrangendo as mesorregiões Sudeste, Sudoeste e a parte mais ao sul da mesorregião Centro-Norte. As precipitações são o resultado da interação entra a atmosfera quente e seca do Estado com os canais de umidade. Conforme aponta o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas, cujos dados embasaram o alerta emitido pela Semarh, há uma frente fria no litoral da Bahia que, embora esteja no oceano, favorece o fluxo de umidade em baixos níveis.
Além disso, em altos níveis se nota a presenta de uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade. “Os maiores volumes esperados entre os dias 16 e 20 de outubro serão para os municípios das mesorregiões sudoeste. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas em menor volume em outras áreas do território piauiense”, explica a climatologista Sarah Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento.
Em caso de concretização das previsões de chuva, a Semarh e a Defesa Civil do Piauí dão algumas orientações à população das áreas afetadas. É recomendado não se abrigar debaixo de árvores visto o risco de queda de galhos e de raios, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem debaixo de árvores ou próximos a outdoors. Se estiver em área urbanizada, é recomendado ficar atento aos pontos de alagamentos sinalizados com placas da Defesa Civil informando sobre os riscos de trafegar por aqueles locais.
É recomendando, também, evitar atravessar ruas alagadas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada se estiver em casa.
Chuvas costumam ser rápidas e com pouco volume
Ainda em setembro, o Portalodia.com já havia adiantado que outubro poderia ser um mês chuvoso apesar de ser considerado um dos mais quentes do ano. A passagem de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) estaria relacionada a estes episódios de precipitação acompanhados de ventos fortes e raios. Em entrevista, o climatologista Werton Costa havia explicado que essas chuvas costumam ser rápidas e com pouco volume, mas com “boas rajadas de vento”.
“Todos os anos nós temos esse fenômeno. Só que ao mesmo tempo que eles trazem boas notícias, eles também podem atrapalhar também a distribuição de chuvas. Eles não se movimentam em linha reta, mas se movimentam de modo circular. Não esperamos garoas, mas sim temporais com possibilidade de vento”, explica.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.