Nesta quarta-feira (31), o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) determinou a interdição ética dos serviços de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista Rural, localizada em Teresina. A medida, que proíbe os profissionais de enfermagem de atuarem na unidade, foi tomada após constatações de insegurança técnica e riscos à integridade física de profissionais e pacientes, identificados em fiscalizações realizadas após denúncias na Ouvidoria do conselho.
LEIA TAMBÉM
O relatório de sindicância revelou uma série de problemas estruturais na UBS, incluindo uma parede energizada na sala do enfermeiro, que oferece risco de choques elétricos. Além disso, a população local está sem acesso a serviços essenciais, como prevenção contra câncer do colo de útero e coleta de exames laboratoriais, por mais de um ano e dois anos, respectivamente.
A falta de condições mínimas de higiene e recursos básicos também foi destacada. A UBS carece de lavatórios adequados para a higienização das mãos, medicamentos essenciais, bebedouros e sistemas de climatização em pleno funcionamento. Em uma situação similar, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) já havia interditado os serviços odontológicos da unidade, que estão inativos há pelo menos sete meses.
As fiscalizações, iniciadas em março deste ano e com visitas de retorno em julho, não encontraram melhorias significativas, levando o Coren-PI a optar pela interdição ética. "Essa medida é extrema, mas necessária. Fizemos todo o procedimento de notificação e cobrança das adequações, sem retorno. Nosso desejo é que tudo se normalize o mais rápido possível", afirmou Samuel Freitas, presidente do Coren-PI.
Ao O Dia, a Fundação Municipal da Saúde (FMS) informou que “a UBS Bela Vista Rural está passando por uma ampla reforma, com previsão de entrega para agosto, e que vários problemas já foram solucionados”. Conforme o Coren, a desinterdição pode ser solicitada a qualquer momento, desde que as irregularidades sejam corrigidas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.