Um estudante de psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFdPar), identificado como Nathanael Sousa, foi detido pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (25), após a universidade denunciar que o aluno teria desenhado em um banco da instituição. Segundo os alunos, Nathanael foi retirado da sala de aula algemado de maneira truculenta e constrangedora.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Os alunos da instituição realizaram um protesto afirmando que a ação foi racista e que o aluno estava apenas expressando a sua liberdade artística. O Centro Acadêmico do curso de psicologia emitiu uma nota de repúdio sobre o caso.
“Acaba de ocorrer um caso claro e absurdo de racismo dentro de um órgão federal e tudo a mando da própria UFdPar que, inclusive, se recusa a se comunicar para resolver a situação de maneira interna e diplomática”, diz a nota.
Confira o vídeo:
Em uma das imagens que circulam nas redes sociais, um dos policiais supostamente agride a pessoa que está filmando a ação
O Portal O Dia procurou a UFdPar para obter um posicionamento, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.