Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fies 2024: inscrições iniciam nesta terça-feira (12)

Programa vai oferecer financiamento estudantil para alunos de baixa renda com condições especiais de pagamento. Alunos podem se inscrever até o dia 15 de março.

12/03/2024 às 15h46

As inscrições para o fundo de Financiamento estudantil (FIES) abrem nesta terça feira (12). Os estudantes devem se inscrever até sexta-feira (15), através do portal integrado de acesso ao ensino superior. Os resultados da pré-seleção serão divulgados no dia 21 de março. Até 2024, o programa do ministério da educação (MEC) deverá servir 112.168 pessoas.

Pelas novas regras do fies social, os alunos cadastrados no cadastro único (CADÚNICO), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, poderão reservar 50% das vagas de cada edição por meio do fies social. Esses alunos podem financiar até 100% de suas mensalidades conforme número de notificação. Este conteúdo foi divulgado pelo ministério da educação (MOE) na quinta-feira (7).

Nova modalidade do Fies quer facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao programa - (Reprodução/SEMEC) Reprodução/SEMEC
Nova modalidade do Fies quer facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao programa

Outra mudança destacada no edital é referente às escolhas dos cursos por parte dos candidatos. Ao se inscrever no fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Anteriormente, exigia-se que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.

 

Para definir os agrupamentos de cursos, o MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica. Assim, adotou como critério a classificação internacional normalizada da educação adaptada para cursos de graduação e sequenciais de formação específica (cine brasil), utilizada pelo instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP) e alinhada com a organização das nações unidas (ONU).

O MEC também elaborou regulamentação para melhor distribuir as vagas disponíveis entre os cursos com avaliação positiva no sistema nacional de avaliação da educação superior (sinaes), publicado pelo instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais (INEP), de Anísio Teixeira.

Como resultado, as vagas são distribuídas de acordo com um conceito de curso top-down para evitar a oferta de cursos subestimados.  Fies social – instituído conforme resolução nº 1 com o fies social a partir de 2024. De acordo com a portaria 58/2024, a meta do ministério da educação e cultura é retomar o papel social do financiamento estudantil, com o objetivo de atender às necessidades dos estudantes de baixa renda. Dessa forma, desempenha um papel transformador na sociedade ao proporcionar melhores condições de financiamento no âmbito do fies.

O que é o FIES?

O fies, instituído pela lei nº 10.260, em 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas com avaliação positiva no sinaes.

 

Leia a íntegra do edital nº 10/2024.

  • Cronograma
  • Inscrição: 12 a 15 de março
  • Resultado: 21 de março
  • Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Jéssica Ribeiro com edição Ithyara Borges