Foi encontrado na manhã desta quinta-feira (04) por populares o corpo do motorista da Prefeitura de Lagoa Alegre do Piauí, Adalberto Sampaio Barros. Adalberto estava desaparecido desde a última terça-feira (02) quando saiu do Centro de Lagoa Alegre dizendo que iria para casa. O corpo dele foi localizado dentro de um córrego na zona Rural do município e a principal hipótese é de que Adalberto tenha sido vítima de afogamento.
De acordo com o cabo Ferro, do GPM de Lagoa Alegre, o corpo de Adalberto já se encontrava em estado de decomposição. “O corpo emergiu depois que o nível do córrego baixou. A dinâmica de como tudo aconteceu só a Polícia Civil vai poder dizer com as perícias, mas ele trafegava de moto e pode ser que tenha perdido o controle e caído ali, se afogando em seguida”, relatou o cabo.
Adalberto Sampaio Barros é irmão do vereador Wagner (Progressistas) de Lagoa Alegre. Em nota, a Prefeitura do Município lamentou o falecimento do servidor e disse que Adalberto “era uma pessoa amplamente conhecida na cidade e integrava o quadro efetivo da Secretaria Municipal de Saúde”.
Quarto caso de afogamento em uma semana no Piauí
As chuvas que caem no Piauí nos últimos dias têm sido motivo de alívio para algumas regiões assoladas pela estiagem, uma também, com sua intensidade, acabam causando uma série de prejuízos à estrutura física de estradas e algumas localidades. Foi o caso de Massapê do Piauí, onde a Barragem Ingazeira se rompeu parcialmente provocando o alagamento de áreas residenciais e deixando famílias isoladas.
Já em Itainópolis, a Prefeitura Municipal decretou estado de emergência após o desmoronamento de parte da PI-245, principal via de acesso à cidade.
Mas os danos não são apenas físicos. A intensidade da chuva causa aumento no volume de reservatórios e de rios e acende um alerta para as autoridades sobre os riscos de afogamentos. No começo da semana, os irmãos gêmeos Bruno e Breno Ferreira Lopes, de 16 anos, desapareceram nas águas da Barragem Sossego, em Barras. Segundo a polícia, um deles teria se afogado e o outro teria tentado socorrer.
Ainda na semana passada, no dia 29 de março, um jovem de 27 anos identificado como Antônio Felipe Pereira Neto desapareceu no Rio Carneiro, em Luís Correia, ao tentar pôr uma placa de sinalização na passagem molhada. E na tarde desta quarta (03), um homem identificado como José Nilton de Sousa Santos, 35 anos, desapareceu após ser levado pela correnteza no Rio Itaim durante a chuva que caía na cidade.
O Corpo de Bombeiros do Piauí alerta para os riscos de tomar banho em barragens, açudes e rios durante o período chuvoso:
- Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe
- Não ultrapasse faixas e placas de avisos
- Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
- Procure sempre local onde exista a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros
- Evite nadar sozinho;
- Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água
- Não se afaste da margem
- Não salte de locais elevados para dentro da água
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado
- Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
- Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
- Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas
- Não abuse se aventurando perigosamente
- Não deixe as crianças sozinhas