Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio atinge antiga bolsa de valores do século XVII em Copenhague

Prédio da antiga bolsa de valores de Copenhague guardava objetos históricos. Torre principal durante o incêndio.

16/04/2024 às 08h03

Um incêndio de grandes proporções atingiu a antiga bolsa de valores de Copenhague, capital da Dinamarca, nesta terça-feira (16). O edifício data de do século XVII e é um dos mais conhecidos do país. O fogo acabou destruindo sua torre, que desabou em uma cena bastante semelhante à do incêndio de 2019 que atingiu a Torre de Notre-Dame, em Paris.

Partes do telhado da bolsa de valores, construída no século XVII, desabaram com o fogo e as chamas se espalharam por diversos andares do prédio, segundo o que informou o Corpo de Bombeiros de Copenhague à imprensa internacional. Jakob Vedsted Andersen, chefe da corporação, disse que não relatos imediatos de feridos.

Incêndio atinge antiga bolsa de valores do século XVII em Copenhague - (Reprodução/X) Reprodução/X
Incêndio atinge antiga bolsa de valores do século XVII em Copenhague

Durante o incêndio, foi possível ver pessoas carregando pinturas para longe o edifício na intenção de salvar artefatos históricos que ficavam guardados no prédio da antiga bolsa de valores de Copenhague.

O ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, descreveu a situação como “Imagens horríveis da Bolsa”. Nas redes sociais, o ministro comentou “Tão triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós. Nosso próprio momento de Notre-Dame”, escreveu.

Quem mora nas proximidades da antiga Bolsa de Valores de Copenhague relatou que a fumaça cinza tomou parte da cidade e que as sirenes dos serviços de salgamento podiam ser ouvidas de longe do local. Cerca de 90 recrutas da Royal Life Guard, uma unidade do exército dinamarquês, foram chamados para dar apoio na ocorrência. Eles ajudaram a proteger e isolar objetos de valores que ficava guardados no edifício.

Arquitetura icônica marcava a antiga Bolsa de Valores da Dinamrca

O edifício histórico da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague foi erguido ainda no século XVII. Seu pináculo foi moldado com caudas de quatro dragões entrelaçados e estava em reforma, cercado por andaimes quando o fogo começou. O prédio tem estilo renascentista holandês. No local não funcionava mais a bolsa de valores dinamarquesa, mas o espaço servia como sede da Câmara do Comércio da Dinamarca.

A Câmara do Comércio ousou as redes sociais para afirmar que “está trabalhando duro para salvar a arte histórica da Bolsa”.

_______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.