Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Peixe-leão: Espécie marinha venenosa invade litoral do Piauí e preocupa especialistas; entenda

A presença do animal gera preocupação quanto a capacidade de adaptação da espécie no Estado.

20/12/2023 às 09h52

Um artigo científico publicado por pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), localizada na cidade de Parnaíba, levantaram um alerta sobre a invasão da espécie marinha conhecida como peixe-leão nas praias do Piauí. O animal é venenoso e altamente perigoso.

Presença de peixe-leão gera preocupação no litoral do Piauí - (Divulgação) Divulgação
Presença de peixe-leão gera preocupação no litoral do Piauí

O debate leva em consideração a ocorrência da espécie próximo às bombas de captação de água de fazendas de camarão no litoral piauiense. Segundo os pesquisadores, a presença do animal gera preocupação quanto a capacidade de adaptação da espécie no Estado, tanto do ponto de vista dos ecossistemas e biodiversidade.

A espécie invasora não é do Brasil e, por ser extremamente voraz e versátil, acaba por prejudicar as espécies nativas, por predação, se tornando um grave problema ambiental e para a pesca. Tanto a UFPDAr como o Instituto Chico mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) monitoram a presença de peixes-leão no Piauí.

A pesquisa, publicada neste mês de dezembro, foi conduzida pela professora do curso de Engenharia de Pesca, a doutora em Zoologia Edna Cunha, bem como teve a colaboração de outros pesquisadores da instituição e região. Clique aqui e veja o artigo científico.

Arquivo extraído da pesquisa organizada pela UFDPar - (Divulgação) Divulgação
Arquivo extraído da pesquisa organizada pela UFDPar

Riscos para a saúde

O peixe-leão aparentemente pode ser um animal bonito de ser apreciado, entretanto, a espécie pode causar ferimentos aos humanos, onde o perigo está presente na toxina presente nos espinhos das nadadeiras que ao perfurar causa dores, febre e até convulsões.

Em razão da periculosidade do animal, as autoridades orientam que pescadores ou banhistas que capturarem um peixe-leão, que não devolvam o animal para o mar e busquem os órgãos competentes. Deve-se estar atento em não manusear o peixe sem o devido treinamento. A população que avistar ou capturar os animais (vivos ou mortos) pode entrar em contato com o ICMBio no (61) 99158-9354, (86) 3321-1615 ou e-mail [email protected].

Peixe já foi encontrado no Piauí

Essa não é a primeira vez que o peixe-leão dá as caras no litoral piauiense. Em abril do ano passado, um mergulhador piauiense capturou e registrou um peixe-leão em Barra Grande, localizada no município de Cajueiro da Praia.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o homem afirmou que o peixe foi encontrado em uma área de corais, em águas rasas. “Acabei de dar um mergulho, fui com a intenção de pegar esse camarada. Muito cuidado, banhistas, galera que anda naqueles corais, [porque] a gente logo que mergulha vê logo eles [sic]”, disse o mergulhador a época.