O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Nacional Serra das Confusões, localizado no município de Cristino Castro, foi controlado. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros do Piauí nesta quarta-feira (25). Há mais de uma semana, o fogo teve início na região rural de Campo Alegre de Lourdes, na fronteira entre o Piauí e a Bahia.
Ainda no sábado (21), equipes de bombeiros foram enviadas à região de Cristino Castro para evitar que o fogo afetasse o parque nacional. No entanto, a rapidez e intensidade das chamas fez com que três focos de incêndio fossem confirmados dentro do local de preservação, considerado a maior reserva natural de caatinga do mundo.
Durante o combate, os brigadistas encontraram dificuldades para combater o fogo, tendo em vista o difícil acesso aos focos e a direção dos ventos, que se encontravam em situação favorável para propagação do incêndio. Em vídeo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, é possível observar as chamas avançando rapidamente em direção a zona rural do município.
Mais de 30 bombeiros e policiais militares estiveram envolvidos no combate ao incêndio na Serra das Confusões. A ação contou com apoio do Batalhão de Policiamento Aéreo que auxiliou no transporte dos brigadistas, bem como no combate ao incêndio. Além disso, especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estiveram presentes no local.
De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa, o trabalho em equipe foram decisivos para a extinção total do fogo. “A chuva que caiu na região esta manhã foi importante, mas o trabalho de controle e monitoramento dos focos de incêndios, que já vinham acontecendo na região, foi decisivo", disse.
Parque Nacional da Serra das Confusões
Criado em 1998, o Parque Nacional da Serra das Confusões abrange uma vasta área de mais de 800 mil hectares. Essa unidade de conservação é notável por sua diversidade de ecossistemas, incluindo caatinga, cerrado e transições para a Amazônia.
O parque abriga uma variedade de espécies animais, algumas ameaçadas, e oferece trilhas e mirantes para apreciar suas formações rochosas, cânions e cachoeiras, fazendo dele um destino importante para amantes da natureza e pesquisadores.