Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspeitos de envolvimento no assassinato de servidor do TJCE são presos no Piauí

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos de envolvimento na morte do servidor do TJ fazem parte de uma organização acusada, também, de lavar dinheiro no litoral piauiense.

07/03/2024 às 09h46

A Polícia Federal amanheceu esta quinta-feira (07) cumprindo 14 mandados judiciais contra uma organização criminosa acusada de lavar dinheiro no litoral do Piauí. Os investigados possuem envolvimento no assassinato de um servidor do Tribunal de Justiça do Ceará, que foi morto a tiros na cidade de Granja, interior do Ceará, no dia 31 de outubro de 2023.

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão temporária e seus de busca e apreensão em Parnaíba. As investigações tiveram início em dezembro de 2023, com a prisão de um dos membros da facção criminosa e apreensão de um fuzil no Município Parnaibano. Em nota, a Polícia Federal esclareceu que os “trabalhos investigados apontam indícios de lavagem de dinheiro com a utilização de terceiros para o registro de patrimônio obtido com recursos provenientes do crime”.

Haroldo Ximenes foi assassinado na porta de casa na cidade de Granja, no Ceará - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Haroldo Ximenes foi assassinado na porta de casa na cidade de Granja, no Ceará

O foco da ação é a repressão à criminalidade violenta, sobretudo às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, e também à lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.

A ação de hoje da Polícia Federal é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO), composta também pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.

Material apreendido na operação da Polícia Feder - (Divulgação/Polícia Federal) Divulgação/Polícia Federal
Material apreendido na operação da Polícia Feder

Servidor do Tribunal de Justiça do Ceará foi morto na porta de casa

As investigações que resultaram nos mandados judiciais cumpridos hoje (07) pela Polícia Federal em Parnaíba começaram depois que um servidor público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi assassinado. O crime aconteceu no final de dezembro de 2023. Haroldo Ximenes Júnior tinha 53 anos quando foi abordado por dois homens na Avenida Virgílio Távora, no Centro de Granja, interior do Ceará.

Em novembro de 2023, dois suspeitos de participação no crime foram presos e, a partir disso, a Polícia Federal passou a reunir informações sobre o esquema de lavagem de dinheiro que acontecia aqui no litoral do Piauí. A PF não informou o que teria motivado o assassinato do servidor do TJCE.

Haroldo Ximenes era advogado por formação e foi procurador-geral nas cidades de Camocim, Chaval e Granja.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Polícia Federal