Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alemanha legaliza o uso recreativo da maconha

Apesar de entrar em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão que aguardar três meses para adquirir maconha legalmente nos "clubes sociais de cannabis"

01/04/2024 às 10h20

A partir desta segunda-feira (1), o uso recreativo da maconha é legalmente permitido na Alemanha. Apesar das restrições do consumo previstas em lei, o fato tem gerado resistência partidas do grupo conservador do país juntamente com associações médicas que temem consequências negativas para os consumidores mais jovens.

Segundo a legislação, o uso da maconha é restrito apenas à pessoas com mais de 18 anos. A quantidade permitida para transportar em vias públicas é de 25 gramas, 50 gramas para quem quiser cultivar e três plantas de cannabis por adulto em uma residência. Apesar de entrar em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão que aguardar três meses para adquirir maconha legalmente nos "clubes sociais de cannabis".

Alemanha legaliza o uso recreativo da maconha - (Freepik) Freepik
Alemanha legaliza o uso recreativo da maconha

Com a aprovação da matéria, a Alemanha entra no quadro de países mais liberais para o uso da maconha na Europa juntamente com Malta e Luxemburgo. De acordo com a legislação, os clubes sociais de cannabis poderão ter até 500 membros e fornecer até 50 gramas de maconha por mês para cada associado.

Legalização da maconha entra em debate

O governo liderado pelo chanceler social-democrata Olaf Scholz, em uma coalizão com liberais e ecologistas, defende que a legalização ajudará a conter o crescimento do mercado clandestino de maconha. Entretanto, organizações de saúde alertam que essa medida pode resultar em um aumento do consumo entre os jovens.

Especialistas alegam que o uso da maconha pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central, aumentando assim o risco de problemas psiquiátricos, como a esquizofrenia. Por outro lado, o governo se comprometeu em realizar uma reforma responsável assegurando que a maconha continua proibida para os menores de 18 anos e que o consumo é restrito a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral