Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball; veja causa da morte

Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março. Segundo a página oficial do anime, a causa da morte foi um hematoma subdural agudo.

08/03/2024 às 08h48

Foi confirmada, nesta sexta-feira (08), a morte de Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, um dos animes e mangás mais populares do mundo. Apesar da morte só ter sido confirmada hoje, Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março, devido a um hematoma subdural agudo. Confira o comunicado publicado no perfil oficial de Dragon Ball abaixo:

"Caros amigos e parceiros, estamos muito tristes em informar que o mangaká Akira Toriyama faleceu em 1º de março por conta de um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos.

Lamentamos profundamente que ele ainda trabalhava em vários projetos. Além disso, ele teria muito mais coisas para alcançar.

Entretanto, ele deixou muitos títulos de mangá e trabalhos de arte para esse mundo. Graças ao suporte de inúmeras pessoas ao redor do mundo, ele continuou suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de Akira Toriyama continue sendo amado por muito tempo.

Informamos esta notícia triste, com gratidão pela sua gentileza durante a vida dele.

O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Seguindo seus desejos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Também pedimos que se abstenham de realizar entrevistas com sua família.

O plano futuro para uma reunião em sua memória ainda não foi decidido. Informaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente a compreensão e o apoio de vocês, como sempre".

Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball; veja causa da morte - (Reprodução) Reprodução
Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball; veja causa da morte

Causa da morte

O hematoma subdural agudo é uma condição séria causada por um acúmulo de sangue entre o cérebro e a dura-máter. Esse tipo de hematoma ocorre devido a ruptura de vasos sanguíneos na cabeça, geralmente causado por um traumatismo craniano forte, como pancada ou queda.

O acúmulo de sangue aumenta a pressão dentro do crânio, podendo comprimir o cérebro e causar sérios problemas. É uma condição crítica que necessita de atendimento médico imediato.

Quem foi Toriyama?

Nascido em 5 de abril de 1955, Akira Toriyama começou sua carreira em 1978, publicando o mangá humorístico Dr. Slump, que se tornou um grande sucesso. Em 1984, iniciou a serialização de Dragon Ball, que rapidamente se tornou um dos mangás mais populares do mundo, vendendo mais de 300 milhões de exemplares.

A história de Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku, um alienígena que treina para se tornar mais forte e proteger a Terra. Com a ajuda da sua família e seus amigos, Goku luta contra inimigos como FreezaCellBoo, entre outros, se tornando o protetor da Terra e todo o universo.

O estilo de Toriyama é caracterizado por humor, ação e personagens icônicos. Influenciou muitos outros mangakás, como Eiichiro Oda (One Piece) e Masashi Kishimoto (Naruto).

Além de Dragon Ball e Dr. Slump, Toriyama também é autor de outros mangás, como Cowa!, Chrono Trigger e Dragon Quest.

Ele também contribuiu para o design de personagens em diversos jogos da série Dragon Quest.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.