Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por que a Europa tem interesse nas eleições americanas? Entenda

Saiba porque os países da Europa estão entre os que serão impactados diretamente pelo resultado das eleições americanas e, por isso, tem interesse no resultado.

16/04/2024 às 09h43

As eleições para escolha de um novo presidente dos Estados Unidos irão ocorrer no dia 5 de novembro de 2024. Até lá, muito tem se especulado sobre o impacto do resultado na política internacional. Os países da Europa estão entre os que serão impactados diretamente pelo resultado do pleito americano. Mas por que?

Um dos motivos para o interesse da Europa nas eleições americanas é a economia. A economia dos Estados Unidos é uma das maiores do mundo e está fortemente interligada com a economia global. Decisões econômicas, como políticas comerciais, investimentos e regulação financeira, podem ter consequências significativas para a economia europeia.

Por que a Europa tem interesse nas eleições americanas? Entenda - (Reprodução/Fotos Públicas) Reprodução/Fotos Públicas
Por que a Europa tem interesse nas eleições americanas? Entenda

Outro ponto importante é a segurança e a defesa. Em meio às tensões da guerra entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Palestina, ambas com influência direta dos EUA, as políticas de defesa e segurança norte-americanas têm um impacto direto na segurança europeia, já que a Europa depende em grande parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada pelos Estados Unidos, para sua segurança e defesa.

Os Estados Unidos desempenham um papel central na manutenção da estabilidade global. Instabilidade política ou incerteza nos EUA pode ter ramificações globais, afetando a segurança e a economia em todo o mundo, incluindo na Europa.

Da mesma forma, as políticas externas dos Estados Unidos têm um impacto significativo em todo o mundo, incluindo na Europa. Questões como segurança, comércio, mudanças climáticas e cooperação internacional são áreas onde os EUA desempenham um papel crucial e as decisões tomadas pelo governo americano afetam diretamente os interesses europeus.

Em caso de vitória de Biden, sua administração provavelmente buscará fortalecer a cooperação entre os membros da OTAN e garantir que os compromissos de defesa mútua sejam mantidos, especialmente diante de desafios como a Rússia e a segurança cibernética. Já Trump questionou repetidamente o compromisso dos Estados Unidos com a OTAN e pressionou os países europeus a aumentarem seus gastos com defesa. Uma vitória de Trump poderia aumentar a incerteza sobre o compromisso dos Estados Unidos com a segurança europeia e criar divisões dentro da OTAN, enfraquecendo assim a defesa coletiva na região.

_______________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.