Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aparelhos de oxigênio doados por Whindersson são distribuídos a hospitais do Piauí

Os equipamentos serão utilizados exclusivamente para pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que estejam em tratamento na unidade hospitalar.

04/05/2021 11:24

Os aparelhos de oxigênio doados pelo humorista Whindersson Nunes começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira (03) aos hospitais públicos do Piauí. Os equipamentos serão utilizados exclusivamente para pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que estejam em tratamento em 12 unidades hospitalares do Estado.

(Foto: reprodução/Instagram)

Cada unidade de saúde recebeu 04 (quatro) concentrados de oxigênio e 01 (um) Bipap. Até o momento, receberam os aparelhos os hospitais:

- Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano;
- Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí;
- Hospital Regional Dr Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante;
- Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Parnaíba;
- Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras;
- Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina;
- Hospital Local de Luzilândia;
- Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri;
- Hospital de Demerval Lobão;
- Hospital Dirceu Arcoverde, em Uruçuí;
- Hospital Bom Jesus, em São João do Piauí;
- Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, em Corrente.

Em suas redes sociais, os hospitais agradeceram às doações feitas pelo humorista piauiense. “Obrigado @whinderssonnunes, o HRSDA agradece pelo gesto fraterno e deseja a você votos de estima admiração, carinho e respeito”, disse a postagem no Instagram do Hospital Regional de Uruçuí.

“Nossa gratidão ao humorista piauiense @whinderssonnunes pelo carinho e humanidade diante da pandemia. Whindersson Nunes vem ajudando o Brasil com grandes doações de equipamentos e dessa vez o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano foi contemplado com 4 concentrador de oxigênio e um BIPAP. Nossa gratidão em nome de todos os profissionais de saúde e pacientes da nossa unidade de saúde”,  publicou o hospital de Floriano.

"Gostaríamos de agradecer a esse ser humano incrível, o nosso humorista Whindersson Nunes, pela contribuição e ajuda que ele vem dado ao nosso Hospital Tibério Nunes com quatro concentradores de oxigênio e 1 Bipap”, complementou Davyd Basílio, diretor do hospital.

“Os equipamentos foram entregues pelo representante do artista, Marcio Avelino. A Unidade Hospitalar recebeu 04 Concentradores de Oxigênio e 01 Aparelho Bibap, os equipamentos contribuirão na assistência aos pacientes internados para tratamento de Covid-19 e no cuidado prestado às diversas especialidades atendidas neste estabelecimento de saúde. Agradecemos pela valiosa iniciativa que irá contribuir na qualidade do atendimento prestado. Nossa gratidão Whindersson Nunes!”, comunicou a postagem do Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, Amarante.

Equipamentos 

- Concentrado de oxigênio

O concentrado de oxigênio é uma máquina que funciona fornecendo a substância a partir do ambiente. Ele concentra o O2 até que a substância fique 95% pura e então o fornece ao paciente através de cânulas ou máscaras. 

- Bipap

O BIPAP (BI-level Positive Airway Pressure) ou VPAP (Pressão Positiva em Vias Aéreas a dois níveis) é um compressor que infla as vias aéreas superiores de modo a minimizar hipopneia ou apneia do sono. Tem dois níveis de pressão, sendo um para a inspiração e outro para a expiração. É indicado para pressões relativamente altas, onde um único nível de pressão será incômodo para a expiração. 

Mais sobre: