Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Beneficiários do Bolsa Família terão cota de emprego em supermercado do Piauí

Cerca de 1.700 postos de empregos serão destinados a pessoas de baixa renda no Piauí.

24/03/2023 14:01

O Ministério do Desenvolvimento (MDS) e o grupo Carrefour assinaram, nesta sexta-feira (24), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem como objetivo gerar emprego e renda para os inscritos no Cadastro Único. Com a iniciativa, o supermercado irá reservar cerca de 10% das vagas e aproximadamente 1.700 postos de empregos serão destinados a pessoas de baixa renda no Piauí. 


Leia também: Conselho de Transformação Digital do Piauí é sancionado e será dirigido por Fonteles 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

"Temos 55 milhões de pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, deste total, encontramos cerca de 27 milhões com idade para trabalhar, com variado grau de instrução e querendo trabalhar. Estas pessoas, hoje, ao depender do benefício, vivem de uma renda básica para sobrevivência, mas as pessoas não querem sobreviver, elas querem viver e ter oportunidade”, afirmou o senador Wellington Dias durante evento de lançamento do projeto. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

De acordo com a diretora de sustentabilidade do supermercado, Maria Alicia Lima, o acordo terá como público alvo inscritos no CadÚnico que tenham a partir de 18 anos.  Através da realização de processo seletivos, a empresa irá apoiar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, priorizando grupos em situação de vulnerabilidade. 

“A gente procurou o Ministério para identificar qual seria nossa contribuição no combate à fome, na agenda do Bolsa Família. O Ministério deixou claro que a maior contribuição seria a geração de empregos. Nossa ideia foi fazer uma ligação entre o nosso processo seletivo diretamente com o Cadastro Único, para que as pessoas que estão lá inscritas possam ter acesso e visibilidade das vagas que existem. Hoje, geramos cerca de 7.500 vagas por mês no Brasil inteiro”, destacou Maria Alicia Lima. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Para promover a inclusão socioeconômica das famílias, o MDS criou uma secretaria própria que tem se articulado com a sociedade civil e com órgãos públicos e privados. Além de viabilizar oportunidades de aumento e manutenção da renda entre os beneficiários das políticas públicas, o acordo de cooperação vai permitir que a empresa tenha acesso a talentos muitas vezes invisibilizados pela exclusão social.

Mais sobre: