Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Governadores do Nordeste vão se reunir para definir fim da emergência sanitária

A reunião, que ainda não tem data definida, acontece após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar a decisão do Governo Federal.

18/04/2022 10:33

A governadora do PiauíRegina Sousa (PT), revelou, nesta segunda-feira (18), que o Fórum de Governadores do Nordeste deve decidir, nos próximos dias, sobre o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia da covid-19. A reunião, que ainda não tem data definida, acontece após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar a decisão do Governo Federal.

Segundo a governadora, apesar do cenário da pandemia ser diferente em cada estado, a decisão deve ser coletiva. “Esse é um assunto que não é individual dos estados, é uma decisão coletiva. Certamente, o Fórum de Governadores vai se reunir. É claro que cada estado tem a sua situação. Aqui vamos nos reunir com as pessoas que contribuíram para a decretação [das medidas restritivas], para estudar se realmente é a hora. Se for, vamos fazer”, afirmou.

Foto: Arquivo O Dia

Regina Sousa criticou ainda a forma pela qual a pandemia foi conduzida no governo de Jair Bolsonaro (PL). Para ela, as decisões do Governo Federal para barrar o avanço da covid-19 no país só foram tomadas após o presidente ser pressionado pelos governadores. “Os governadores obrigaram o Governo Federal a tomar atitudes. Na questão da vacina isso ficou muito claro”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a determinação pelo fim da emergência sanitária no Brasil só foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Marcelo Queiroga, um ato normativo será editado nos próximos com a decisão.

 “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, destacou em pronunciamento.


Mais sobre: