Um incêndio de grandes proporções está descontrolado há mais de 24h no Parque Serra de Santo Antônio, na zona rural do município de Campo Maior, no Norte do Piauí. O fogo consumiu parte da vegetação do local, atingiu o paredão rochoso da serra e coloca em risco animais silvestres que vivem na área.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campo Maior, Arnaldo Aragão, o fogo teve início na manhã de sábado (20/08) nas proximidades de residências e chegou a ser controlado pelo brigadistas locais, contudo, as chamas voltaram a ganhar volume e se espalharam pelo parque durante a noite.
Foto: Divulgação / Defesa Civil de Campo Maior
“Os brigadistas foram acionados e conseguimos controlar o fogo. Evitamos que o fogo chegasse as casas das proximidades. Não tem risco para as pessoas, os danos são mesmo ao meio ambiente”, disse Arnaldo. O que teria provocado o incêndio ainda é incerto. Na noite de sábado (20), a grande proporção das chamas podia ser vista da sede do município.
Leia também: Inmet emite alerta de perigo por causa da baixa umidade em 212 cidades de Piauí
O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou reforços para ajudar na tentativa de controlar as chamas. Ao todo, sete homens trabalham para evitar que o incêndio se alastre para o restante do parque.
Risco de incêndio
O risco de incêndios no Piauí foi alertado nesse sábado (20/08) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , que emitiu um alerta em razão da baixa umidade relativa do ar registrada no Piauí nos últimos dias. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Piauí teve um aumento de 71% no número de queimadas só nas últimas 24 horas.