Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação Carnaval 2023: PRF reforça fiscalização a partir desta sexta-feira (17)

As fiscalizações serão reforçadas, principalmente, em pontos onde ocorrem festas carnavalescas, como nas cidades de Água Branca, Floriano e Luis Correia.

16/02/2023 09:44

Devido ao período prolongado de festividades, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início, nesta sexta-feira (17), à Operação Carnaval 2023. As ações iniciam à meia noite em todas as rodovias do Piauí e seguem até a próxima quarta-feira (22). As fiscalizações serão reforçadas, principalmente, em pontos onde ocorrem festas carnavalescas, como nas cidades de Água Branca, Floriano e Luis Correia. 


Leia também: Mulher é presa acusada de matar dois homens em Parnaíba 

De acordo com a PRF, a operação terá como foco coibir condutas que geram maior risco de acidentes ou mortes, como ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança e do dispositivo de retenção para crianças e uso de aparelho celular ao volante. Também serão intensificadas as fiscalizações de alcoolemia, tendo em vista que, durante este período, ocorre um aumento do consumo de bebida alcoólica.

(Foto: Divulgação/PRF)

Além disso, ações educativas com foco na conduta correta no trânsito serão realizadas em Campo Maior na sexta-feira (16). Segundo a PRF, a ideia é parar os motoristas para um breve diálogo sobre segurança viária. As abordagens educativas envolvem a distribuição de panfletos, além da verificação da carteira de habilitação, bem como da documentação e das condições dos veículos. 

Orientações para pegar a estrada:

1.Verificação do estado de conservação dos pneus (incluindo o estepe), se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem.

2. Alinhamento e balanceamento: ao rodar com o carro verifique se a direção parece estar "puxando" para um dos lados. Isso é sinal de que algum buraco ou desgaste prejudicou a suspensão. O alinhamento é rápido, permite um rodar mais seguro e é responsável pelo aumento da vida útil dos pneus.

3. Verificação do funcionamento do sistema de iluminação. Os faróis e lanternas do carro são extremamente importantes. Mesmo que o carro não seja utilizado à noite, condições climáticas como neblina e chuva podem exigir iluminação, tanto para garantir que o condutor tenha boa visibilidade, quanto para assegurar que o veículo seja percebido por outros motoristas e pedestres. Desse modo, verifique se os faróis (baixo e alto) estão funcionando corretamente, assim como as luzes de freio, de ré, de posição e as setas.

4. Verificação de limpadores de para-brisa. Especialmente se as borrachas não estão ressecadas e se as palhetas não estão tortas, garantindo uma limpeza eficiente das áreas para que o motorista tenha total visibilidade.

5. Por fim, a documentação tanto do veículo quanto do condutor deve estar em dia.

Fonte: Com informações da PRF
Edição: Ithyara Borges
Mais sobre: