Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí autoriza aplicação de quarta dose contra a covid para idosos acima de 60 anos

Calendários serão definidos pela prefeituras. Vacinação dos idosos acima de 80 anos com a quarta dose já começa hoje em Teresina.

25/03/2022 10:59

O Piauí vai começar a aplicar a quarta dose das vacinas contra a covid-19 em idosos acima de 60 anos e nos profissionais de saúde. A informação foi confirmada pela própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta manhã (25). Ainda ontem (24), a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) já havia anunciado que começaria a vacinar nesta sexta com a quarta dose os idosos a partir de 80 anos conforme orientação do Ministério da Saúde.

Na decisão que ficou acordada pelo COE, os profissionais de saúde e idosos que poderão receber a quarta dose da vacina contra a covid deverão ter recebido a primeira dose há mais de quatro meses.

“Em detrimento da quantidade de doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, e que estão nos estoques dos municípios, iremos iniciar na próxima semana a aplicação da quarta dose nos indivíduos de 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Cada município irá elaborar seu calendário de vacinação”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde e Município, Herlon Guimarães.

Aqui em Teresina, o calendário de vacinação com a quarta dose ficará a cargo da Fundação Municipal de Saúde. A vacinação começou hoje e cinco pontos de vacinação estão abertos amanhã (26) das 9h às 17h para aplicação de vacina na modalidade drive-thru (sem agendamento).


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Confira abaixo os locais:

  • Terminal do Buenos Aires – zona Norte
  • Terminal do Zoobotânico – zona Leste
  • Terminal do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU Norte) – zona Norte
  • Terminal do Parque Piauí – zona Sul
  • Terminal do Livramento – zona Sudeste

Nestes locais, a FMS vacinará idosos e também: primeira dose para maiores de 12 anos, segunda dose para maiores de 12 anos com prazo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose para as vacinas Pfizer e AstraZeneca e de quatro semanas para a Coronavac; dose de reforço para adultos de 18 anos e mais (intervalo de quatro meses da última dose) e dose adicional (quarta dose) de imunossuprimidos de 12 anos ou mais com intervalo mínimo de oito semanas da última dose.

A vacina que será aplicada na quarta dose para os idosos é a da Jansen, porque é a vacina que Teresina tem em estoque no momento. No entanto, a nota técnica do Ministério da Saúde autoriza que também sejam usadas doses da Pfizer e AstraZeneca caso estejam disponíveis. Para se vacinar, os idosos devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com o registro das doses anteriores.

Mais sobre: