Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos

Números de 2023 já são superiores a todo o ano epidemiológico de 2022. Incidência é de 27 mil casos a cada 100 mil habitantes.

22/03/2024 às 10h27

22/03/2024 às 10h27

O Piauí tem registrado um aumento preocupante nos casos de tuberculose. É isso o que aponta o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado nesta sexta-feira (22). Somente no ano epidemiológico de 2023, que vai encerrar em outubro de 2024, o Estado já contabiliza 916 casos de tuberculose. A taxa de incidência é de 27,7 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.

Os números preliminares já são maiores inclusive que todo o ano de 2022, quando o Piauí totalizou 806 novos casos de tuberculose com uma incidência de 24,6 diagnósticos a cada grupo de 100 mil habitantes

Um dos fatores que pode ajudar a explicar este aumento nos casos de tuberculose está no abandono do tratamento. É o que comenta Ivone Venâncio, supervisora da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, da Sesapi. “Essa realidade está diretamente relacionada ao abandono de tratamento e à falta de informação sobre como se comporta a doença na população. Por isso apoiamos os 224 municípios na identificação dos casos através da busca ativa e com a qualificação dos profissionais das microrregiões de saúde”, destaca.

Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos - (Eduardo Gomes/FIOCRUZ) Eduardo Gomes/FIOCRUZ
Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também como conhecida como Bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer, também outros órgãos e sistemas do corpo humano. A forma extrapulmonar, ou seja, a que afeta outros órgãos, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com IV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a infecção ativa, sem tratamento. Ela também pode ser transmitida pela inalação de aerossóis por individuo suscetível à doença.

É importante ressaltar que a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.

Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos - (Divulgação/Sesapi) Divulgação/Sesapi
Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos

Quais os sintomas da tuberculose?

  • Tosse seca ou com catarro por três semanas ou mais
  • Febre no período da tarde
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento

Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

No Brasil, o diagnóstico da tuberculose é realizado conforme as determinações do Manual de Recomendação para Controle da Tuberculose, sendo subdividido em diagnóstico clínico, diferencial, bacteriológico, imagem, histopatológico e por outros testes de diagnósticos.

____________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Sesapi