Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Civil do Piauí reforça segurança com cães farejadores

Os animais, que desempenham uma importante função na segurança do estado, são treinados por profissionais qualificados

28/02/2024 às 17h15

28/02/2024 às 17h22

A segurança da Polícia Civil do Piauí está sendo reforçada com a ajuda de cães farejadores. Esses animais, treinados para identificar drogas, armas e explosivos, são uma valiosa adição às operações de combate ao crime da PC-PI, contribuindo para tornar o estado mais seguro. A equipe, composta por policiais civis e cães, passou por um treinamento rigoroso para aprimorar suas habilidades de detecção e obediência.

De acordo com a coordenadora do Denarc, Delegada Alexandra Santos, não basta somente adquirir cães, mas temos que ter também profissionais qualificados para esse tipo de treinamento.

"São policiais que ficam responsáveis pelos cães, eles são tutores dos cães, promovem todo o treinamento, e de fato eles cuidam dos cães, então temos que ter profissionais qualificados e aqui na Polícia Civil nós já temos profissionais qualificados, com experiência", disse a delegada.

A segurança da Polícia Civil do Piauí está sendo reforçada com a ajuda de cães farejadores - (Foto: Reprodução/PRF) Foto: Reprodução/PRF
A segurança da Polícia Civil do Piauí está sendo reforçada com a ajuda de cães farejadores

Atualmente, a equipe de cães farejadores da Polícia Civil do Piauí conta com três agentes caninos. Cada um deles possui habilidades e características únicas que os tornam peças fundamentais no combate ao crime.

O Reneé Alves, coordenador do núcleo de operações com cães fala que a cadela, Vick, vem em condições de operar para detectar armas, drogas e munições.

"ela vai atuar de forma eficaz no combate à criminalidade organizada, em especial na realização de varreduras, quando o comprimento de mandado de busca e a apreensão, bem como fiscalização de ônibus, veículos de grande porte, veículos de parceiro.", conta Reneé.

Iasmin Saraiva