Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Militares embarcam hoje para reforçar segurança nas eleições no interior do Piauí

Mais de 5 mil militares atuarão na operação. São mais 500 oficiais e 4.500 praças além de bombeiros e guardas municipais.

29/09/2022 07:53

Os policiais militares destacados para atuar no reforço da segurança durante as eleições no interior do Piauí embarcam hoje (29) em Teresina. Ao todo, 5.200 militares ficarão a serviço da Justiça Eleitoral para garantir a ordem do pleito nas sessões eleitorais dos 224 municípios. O efetivo que será destacado para o interior embarcará, dentre outros locais, do Quartel do Comando Geral, da sede do Batalhão de Policiamento de Trânsito, do 6º BPM, do 5º BPM e do 9º BPM.


Leia também: Teresina terá incremento na frota de ônibus no domingo de eleição 


De acordo com o Comando-Geral da Polícia Militar, em todas as 74 zonas eleitorais haverá um oficial da PM que terá contato direto com o juiz ou o promotor da região. Também vão atuar nas principais cidades do Estado 16 coronéis com a função de supervisionar todo o policiamento ostensivo. Além dos policiais militares, cada local de votação contará também com um bombeiro militar ou um guarda civil municipal.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Foram feitas reuniões com os oficiais nas quais passamos orientações sobre possíveis situações durante a eleição, bem como as resoluções a serem aplicadas. Cada PM nosso recebeu uma cartilha com instruções para aplicar caso identifiquem possíveis irregularidades. Teremos ainda o Centro Integrado de Comando e Controle de cada força de segurança instalado no QCG”, explica o coronel Scheiwan Lopes, comandante-geral da PMPI.

A operação conta com a participação de 4.500 praças e 500 oficiais e vai durar até o final do período eleitoral. Caso haja segundo turno, o reforço no policiamento deverá ser empregado novamente no dia 30 de outubro.

Mais sobre: