Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

RG Digital estará disponível no Piauí a partir desta terça-feira (20); saiba mais

Dentre as vantagens de se utilizar a identidade digital está o fato de não precisar se preocupar em estar com documentos físicos em mãos.

19/12/2022 10:04

As carteiras de identidade digitais (CIN) estarão disponíveis no Piauí a partir desta terça-feira (20), por meio de aplicativo no celular. Para obter a versão digital, é necessário que o documento físico esteja atualizado e possua QR Code, para autenticar o documento digital. 

(Foto: Divulgação)

Dentre as vantagens de se utilizar a identidade digital está o fato de não precisar se preocupar em estar com documentos físicos em mãos. "Você consegue utilizar por meio do aplicativo digital e ter a comodidade de não precisar andar com papel. Além disso, as pessoas também não precisarão se preocupar caso percam o documento físico, pois terão o acesso no próprio celular”, explica Juarez Carvalho, diretor do Instituto de Identificação. 

A medida também visa reduzir fraudes do RG, uma vez que, mais de mil casos de documentos fraudulentos foram identificados durante o período de 2020 a 2021 no Piauí. A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) está em conformidade com o decreto federal de número 10.900/2021 e visa à unificação de todos os documentos no País.

Mais sobre: