Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio Marathaoan, em Barras, atinge a cota de alerta para risco de inundação

Serviço Geológico Nacional emitiu alerta para as autoridades competentes tomarem providências para prevenir que populações ribeirinhas sejam afetadas.

19/03/2023 08:48

O Rio Marathaoan, localizado na cidade de Barras, distante 18 Km de Teresina, atingiu a cota de alerta para risco de inundação na noite deste sábado (28). A informação foi confirmada via boletim do Serviço Geológico Nacional (CPRM) nesta manhã. Diante da situação, as autoridades climáticas e de prevenção de desastres emitiram um alerta para a tomada de ações de prevenção a serem adotadas junto às populações ribeirinhas. A última vez em que o Marathaian havia atingido a cota de alerta havia sido no dia 23 de fevereiro.

Conforme aponta o boletim do CPRM, atualmente o nível do Rio Marathaoan está em 3,86 metros, ou seja, mais de 30 centímetros acima da cota de alerta e apenas a cerca de 20 centímetros da cota de inundação. A previsão é de que o nível das águas desça até 3,83 metros no decorrer do dia. 


O rio Marathaoan, em Barras, atingiu a cota de alerta - Foto: Reprodução/Whatsapp

Situação que também chama a atenção das autoridades competentes é a de Floriano. É que a plataforma de coleta de dados de Barão de Grajaú, que atende à cidade piauiense, aponta cota atual de 5,06 metros no Rio Parnaíba com previsão de elevação de nível para 5,29 metros nas próximas oito horas. 


Leia também: Em Esperantina, Rio Longá se aproxima da cota de alerta, revela boletim da CPRM 


Em Esperantina, Rio Longá se aproxima da cota de alerta, revela boletim da CPRMAqui em Teresina, o nível do Parnaíba também gera alerta. É que atualmente o Velho Monge se encontra na cota de 4,34 metros na capital, sendo prevista elevação para 4,45 metros nas próximas oito horas. Segundo o CPRM, apesar de se manter em condição de normalidade, caso ocorram grandes volumes de chuva, essa cota pode subir mais. Em caso de precipitação sem grandes volumes, a condição de normalidade do Rio Parnaíba em Teresina deve se manter. 


O rio Parnaíba, em Teresina, segue com nível dentro da normalidade - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Volume estabilizado também se observa na cidade de Luzilândia, onde o Rio Parnaíba se mantém em 4,13 metros. Esse patamar é o da cota de atenção e ele deve continuar pelo menos pelas próximas 12 horas. 

E se de um lado o volume do Rio Parnaíba tende a se estabilizar em Teresina, no Rio Poti, há mudança no nível das águas. Isso porque a cota atual do rio, que está 4,72 metros, deverá reduzir nas próximas 10 horas para valores próximos a 4,46 metros. A situação do Rio Poti na capital piauiense é de normalidade, de acordo com o CPRM. 

Uma regiã que também tem inspirado cuidados por parte das autoridades é a de Esperantina, onde o Rio Longá se encontra 24 centímetros acima da cota de atenção com nível atual de 5,64 metros. Nas próximas horas, no entanto, o volume do rio deve diminuir para 5,59 metros em caso de não ocorrerem chuvas significativas naquela região. 

Barragem de Boa Esperança 

No último dia 16, a Chesf anunciou que iria aumentar a vazão do Reservatório de Boa Esperança para 800 metros cúbicos por segundo. Isso impacta diretamente no volume dos rios que compõem a chamada Bacia do Rio Parnaíba e que cortam o território piauiense. O novo valor deveria permanecer até uma nova avaliação da situação. 

Hoje (19), esse volume de vazão se mantém, conforme consta no boletim do Serviço Geológico Nacional. A defluência média de Boa Esperança segue em torno de 800 m³/s e a barragem está com volume útil em cerca de 67%. 

Mais sobre: