Rio Marathaoan, em Barras, segue acima da cota de alerta para risco de inundação

CPRM emitiu alerta devido à possibilidade de chuva neste final de semana no Piauí e o risco de aumento do nível do rio. Rio Longá em Esperantina também preocupa.

16/04/2022 14:43h - Atualizado em 16/04/2022 14:52h

Compartilhar no

Com mais de 40 municípios piauienses em alerta para chuvas intensas neste feriado de Semana Santa, as atenções se voltam para o Norte do Estado, onde há dois rios acima de seus níveis regulares de água. Trata-se do Rio Marathaoan, em Barras, que está acima da cota de alerta para risco de inundação; e do Rio Longá, em Esperantina, que se encontra na cota de atenção.

Os dados do Serviço Geológico Nacional (CPRM) apontam que o Marathaoan, apesar de ter reduzido seu volume nas últimas 24 horas, ainda está com nível 26 centímetros acima da cota de alerta. Neste sábado (16), o rio amanheceu com 3,96m. Já o Longá se encontra a 6,0 metros, ou seja, 60 centímetros acima de sua cota de atenção para risco de transbordamento.


Foto: O Dia

Por conta do nível de atenção dos dois rios, o CPRM emitiu um alerta neste sábado (16) solicitando do poder público a adoção de medidas de salvaguarda das populações ribeirinhas. "Solicitamos aos órgãos competentes que se mantenham alertas quanto à necessidade de ações de remediação", disse o CPRM no aviso.

Aqui em Teresina, a situação dos rios Poti e Parnaíba está dentro da normalidade, ou seja, sem risco para populações ribeirinhas ou possibilidade de transbordamento. O Rio Poti se encontra na faixa dos 3,49m e o Parnaíba com 2,49m.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no

Deixe seu comentário