Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Saidinha" do Dia dos Pais: 367 detentos devem ser beneficiados no Piauí

O número foi divulgado pela Secretaria de Justiça (Sejus) em entrevista ao Portal O Dia

10/08/2022 13:31

Cerca de 367 detentos devem receber o benefício da “saidinha” para o Dia dos Pais e serão autorizados a passarem a data comemorativa em liberdade. O número foi divulgado pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) em entrevista ao Portal O Dia.  A saída será amanhã (11) e o retorno está previsto para o dia 18. 

(Foto: Arquivo O DIA)

A quantidade de presos que ganharão liberdade este fim de semana é semelhante à registrada no último Dia das Mães, quando aproximadamente 400 presos saíram às ruas. Desses, apenas 13 não retornaram ao sistema prisional. 


Leia também: “Saidinha do Dia das Mães”: no Piauí, 13 detentos não retornam e são foragidos da Justiça 

Este benefício está fundamentado na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) e nos princípios nela estabelecidos. Geralmente ocorrem em datas comemorativas específicas, para confraternização e visita aos familiares. A saída temporária visa à ressocialização de presos que cumprem pena em regime semiaberto.

Dentre as regras para ter direito ao benefício, é necessário ter cumprido, ao menos, um sexto da pena. Além disso, é preciso que o detento tenha bom comportamento e, durante a saída, não é permitido frequentar bares e casas noturnas. 

Mais sobre: