A Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) do município de Luís Correia, no litoral do Piauí, se transformou no 24º Batalhão da Polícia Militar. A elevação aconteceu nesta terça-feira (19/04) com a posse do comandante, o major Inácio Williams Delgado.
A mudança de categoria acontece depois do aumento de crimes na região, como assassinatos. A instalação de facções criminosas na disputa pelo tráfico de drogas nos municípios da faixa litorânea do Estado é apontado como o principal motivo.
“Aumentou a população e, consecutivamente, precisamos aumentar o efetivo na cidade. Sabemos que existem facções há mais de dois anos e estamos fazendo um trabalho para combater. O Piauí é nosso, temos que lutar por ele e tirar essas facções daqui", afirmou chefe do Departamento-geral de Operações, coronel Hudson Lima.
Foto: Divulgação / PMPI
Com o Batalhão, o aparato deverá ser expandido na cidade para o enfrentamento do tráfico de drogas. A sede da Ciptur passará agora por reforma para abrigar o comando do BPM para iniciar a efetiva operação.
Força Tarefa no litoral
Uma força tarefa está em atuação no litoral do Piauí desde que os crimes de execução avançaram nas cidades da região. O Centro Integrado de Segurança do Litoral busca mapear os líderes das organizações criminosas e envolve as polícias federal, rodoviária federal, civil e a Força Estadual de Segurança.