Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Briga entre presos termina com dois detentos feridos na Irmão Guido

Segundo agentes, os presos do Pavilhão C teriam trocado agressões com objetos cortantes retirados da estrutura do presídio.

07/11/2017 17:08

Um desentendimento generalizado entre presos do Pavilhão C da Penitenciária Irmão Guido terminou com dois detentos feridos. O fato aconteceu na tarde de hoje (07) e a informação é do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljjuspi), Kleiton Holanda.

De acordo com ele, os detentos teriam iniciado uma luta corporal e usado objetos cortantes retirados da estrutura do presídio, além de barras de ferro, para agredirem uns aos outros. “Ainda não temos informações do que teria motivado a briga, mas a agitação ameaçou se espalhar aos outros pavilhões e os agentes interviram. Dois presos ficaram bastante machucados e tiveram que ser encaminhados para o hospital”, afirma.

O Sinpoljuspi não divulgou os nomes dos detentos feridos, mas disse que eles foram levados para exames no Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Estrutura

A Penitenciária Irmão Guido tem capacidade total para receber 304 detentos, mas atualmente abriga 550, segundo dados do Sinpoljuspi. A superlotação do presídio se agrava ainda mais porque a estrutura do presídio é antiga e algumas celas estão desativadas.

“Atualmente a Irmão Guido tem quase o dobro do número máximo de detentos que realmente suporta e são poucos agentes por plantão para poder dar conta de todo esse contingente. Quando tem uma situação anormal como essa de hoje, as chances de sair de controle são grandes”, ressalta Kleiton Holanda.

Na manhã de ontem (06), nove presos tentaram fugir da Penitenciária Irmão Guido por um túnel que dava acesso à área externa dos pavilhões. A fuga acabou sendo abortada por policiais miliares e agentes penitenciários.

O outro lado

O Portal O Dia procurou a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e foi informado que os presos feridos precisaram de atendimento fora da unidade penal, mas passam bem. Com relação à briga entre os presos, a Secretaria afirmou que será aberto um processo administrativo, por meio de sindicância, e um processo disciplinar, para apurar as causas do distúrbio.

A Sejus ressaltou que no momento está tudo dentro da normalidade na unidade prisional e que a agitação foi devidamente contida pelos agentes e militares que fazem a segurança do presídio. Os presos envolvidos na briga serão ouvidos pela direção da Irmão Guido.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: