Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições em Timon: Socorro aposta em experiência como ex-prefeita para ser eleita

Segundo ela, a partir dos cargos políticos que ocupou, foi possível olhar para a cidade e para as suas demandas diárias, sabendo o que fazer e onde buscar recursos para o desenvolvimento do município.

13/10/2020 15:28

A vereadora e ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim, em entrevista à O Dia TV, canal 23.1, nesta segunda-feira (13), destacou que a sua experiência na gestão municipal são o seu principal trunfo como candidata à Prefeitura de Timon nas eleições municipais deste ano. Segundo ela, a partir dos cargos políticos que ocupou, foi possível olhar para a cidade e para as suas demandas diárias, sabendo o que fazer e onde buscar recursos para o desenvolvimento do município.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Eu quero voltar a ser prefeita, primeiro porque durante a minha primeira gestão, tive a oportunidade de fazer uma grande gestão em Timon e o povo de Timon sabe disso. Trabalhamos muito, fizemos uma revolução econômica, trabalhamos pela educação, pela saúde, pela segurança pública. E eu agora me apresento, porque já fiz, sei fazer, sei onde buscar recursos, quero trabalhar com o olhar voltado para cuidar das pessoas e para cuidar da cidade”, afirmou.

A candidata relembra que um dos principais problemas do município dizia respeito ao abastecimento de água, que só veio a ser sanado com a concessão do serviço de distribuição e abastecimento para uma empresa privada. Segundo ela, é necessário rever as tarifações do serviço de abastecimento d’agua, em especial, a revisão da tarifa social, destinada às famílias em vulnerabilidade social e econômica.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Fizemos três caixas d’águas de dois milhões de litros, fizemos mais 15 caixas d’água, de em torno de 500 mil litros, preparamos uma boa parte da cidade para estender a estrutura que era antiga, na atual gestão, essa terceirização vem e amplia em alguns pontos dos bairro, mas nós já deixamos a infraestrutura pronta. Queremos que a população tenha água, porque a água é importante para todos”, defende.

Na área da educação, a emedebista defende o uso das novas tecnologias digitais na rede municipal de ensino, em especial no período de pandemia e pós-pandeia. “Hoje, nosso olhar muda de direção, para uma educação mais digital, mais célere, mais empreendedora, uma educação onde possa na escola se aprender fazendo, onde os jovens tenham acesso ao digital para poder trabalhar melhor seus conhecimentos”, disse.

A ex-prefeita, destacou ainda o seu trabalho no âmbito educacional enquanto gestora municipal, em especial, o pagamento do 14º salário para professores, a elaboração de um plano de cargos e salários para a categoria e a construção de escolas e creches, bem como a instalação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Timon.

Já sobre a economia do município, a candidata afirma que a preocupação da sua gestão deverá ser com o momento pós-pandemia, em especial com a geração de empregos e renda. “Vai terminar essa ajuda do Governo Federal, que foi importante. E como vai ficar a empregabilidade? Timon tinha um comércio forte, mas muitas lojas fecharam, pequenos comércios e pequenos empreendedores”, declara.

Além disso, o plano de governo da candidata contempla a construção de uma Casa do Empreendedor e de um programa chamado Simplifica, voltado para a rede tributária, onde os empresários poderão pagar seus tributos de uma forma simplificada.

“Vamos começar a partir de janeiro com um programa arrojado, principalmente de calçamento, isso é geração de empregos. Obra gera emprego, renda e economia ativa. Nós tivemos um dos maiores PIBs do brasil, tudo decorrente do trabalho, olhando para a economia forte, olhando para a tecnologia, olhando para os indicadores, para gestão de tecnologia. Por isso, vamos buscar recursos e meios para que a cidade possa voltar a prosperar”, finaliza.

Socorro Waquim foi prefeita de Timon por dois mandatos, sendo eleita em 2004 e reeleita em 2008. Em 2016 foi eleita vereador do município.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: