Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Líder comunitário do Boa Esperança é um dos presos por tortura a adolescentes

Segundo o delegado Tales Gomes, ele não chegou a torturar os jovens, mas incentivou as agressões para que eles devolver um ar condicionado furtado de um igreja.

28/02/2023 08:35

Atualizada às 12h35min

De acordo com o delegado Tales Gomes, gerente de Polícia Especializada, um dos presos na ação de hoje (28) é líder comunitário na Vila Boa Esperança. Ele comenta que o acusado não chegou a participar diretamente da tortura aos adolescentes, mas que teria incentivado a violência para que eles devolvessem um ar condicionado furtado de uma igreja no Residencial Dilma Rousseff.

“Foi formalizada a questão da tortura bem como a questão da organização criminosa, que está amplamente comprovada. Após o procedimento, obtivemos um outro vídeo de um adolescente que, no caso, é o Yuri, cujo corpo encontrado na mesma região da tortura. Um dos que participou deste crime, o Cristino, foi preso, mas ainda tem outras pessoas identificadas que faltam ser presas. Estamos analisando o que foi produzido para avançar nas investigações”, pontua o delegado Tales.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Ele lembra ainda que uma das vertentes de atuação das facções criminosas é justamente conquistar espaço dm determinadas regiões da cidade a partir da intimidação, da violência e do medo. A instalação de tribunais do crime para julgar e punir com uma espécie de lei interna pessoas que não se adequem ao que estas organizações fazem também é uma forma de controle do crime.

“Em todas as zonas nós identificamos as atuações destas facções. Elas costumam aplicar estes tribunais do crime para julgar e punir quem se opõe ao controle delas em algumas regiões. Temos jovens que foram sequestrados, julgados e torturados como se estivesse cumprindo uma pena por descumprir uma espécie de regulamento interno deles. É assim que estes grupos atuam e é isso que estamos trabalhando para combater”, finaliza o delegado.


Iniciada às08h35min

Uma ação policial cumpriu três mandados de prisão preventiva no início da manhã desta terça-feira (28) na invasão Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. Os presos são apontados como membros de uma facção criminosa com atuação na região e suspeitos de torturarem jovens que teriam praticado crimes na região.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, quatro jovens residentes no do bairro Santa Maria da Codipi foram capturados por integrantes de facção criminosa após serem flagrados cometendo roubos na invasão Boa Esperança, onde o grupo criminoso tem atuação. 

Como punição, os jovens foram espancados com pelo menos 40 golpes de madeira e obrigados a fazer juramentos de lealdade à Facção. O crime aconteceu há um mês e passou a ser investigado pela 22° Delegacia de Polícia de Teresina. Os presos foram identificados a partir de vídeos gravados no momento da tortura.

Os investigadores descobriram durante as diligências elementos de prova do cometimento do crime de homicídio contra Yure de Assis Oliveira Cardoso, morto no dia 10 de fevereiro, cujo corpo foi encontrado na invasão Boa Esperança. Os presos são: R. D. A. L; V. C. D. E.; C. N. M. R. 

Mais sobre: