Uma fuga em massa foi abortada pouco antes da meia-noite desta sexta-feira (20) na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 628 km a sudoeste de Teresina.
Corda feita de lençóis pelos presos (Foto: Sinpoljuspi)
Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi-PI), os detentos serraram as grades de duas celas, e, em seguida, usaram uma corda feita com lençóis para escalar o paredão do pavilhão D, onde a tentativa de fuga ocorreu.
Os detentos também usaram um gancho amarrado na ponta da corda para que ela ficasse presa ao muro. De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, é provável que o gancho tenha entrado na unidade penal por meio de um visitante.
O sindicato calcula que 28 presos iriam fugir caso a ação não tivesse sido abortada pelos agentes penitenciários e pelos policiais militares que estavam de plantão.
A Penitenciária Regional de Bom Jesus tem capacidade para apenas 76 presos, mas atualmente há 197 detentos no local, ou seja, mais que o dobro do contingente indicado.
"A teresa [corda feita com lençóis] usada pelos presos tinha quatro metros e meio de comprimento, e o paredão que eles tentaram transpor tem cinco metros de altura", detalha José Roberto Pereira, acrescentando que a serra usada para danificar as grades pode ter sido arremessada de fora do presídio.
"Infelizmente, no nosso estado, é muito comum o arremesso de objetos de fora para dentro das unidades prisionais, o que é feito por pessoas contratadas pelos próprios internos, e também por familiares deles. Jogam celulares, serras, pilhas, carregadores, drogas, cachaça, dentre outros produtos. Nós acreditamos que essa serra foi jogada de fora da penitenciária, e um dos detentos, que trabalha na cozinha, conseguiu pegar o objeto, porque tem acesso aos corredores da carceragem", detalha o presidente do Sinpoljuspi.
Ainda de acordo com o sindicato, apenas quatro agentes penitenciários ficam na Penitenciária de Bom Jesus por plantão. Enquanto três policiais militares fazem a segurança na parte externa da unidade.
Sejus nega que 28 presos tenham tentado fugir, e diz que foram apenas quatro
A Secretaria de Justiça do Piauí confirmou, às 12h40 deste sábado, que de fato houve uma tentativa de fuga na Penitenciária Regional de Bom Jesus no final da noite de sexta-feira.
No entanto, a pasta nega que 28 presos tenham participado da tentativa de fuga. Segundo a Sejus, apenas quatro detentos estão envolvidos no caso, e já foram encaminhados para o setor de triagem da unidade penal.
"Um processo administrativo está sendo aberto pela Secretaria de Justiça para investigar as circunstâncias em que se deu a tentativa. O Poder Judiciário também será comunicado sobre o ocorrido, para que adote as devidas providências quanto aos presos", acrescenta a Sejus.