Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP-PI e Polícia Civil firmam parceria para mapeamento de crimes no estado

Acordo de cooperação técnica terá como foco o combate ao tráfico de drogas, aos crimes violentos letais intencionais e aos crimes violentos patrimoniais.

08/08/2018 15:35

O Ministério Público do Estado (MP-PI) e a Polícia Civil celebraram um acordo de cooperação técnica para mapeamento dos crimes de tráfico de drogas e outros delitos em cidades do interior do Estado.

A celebração da parceria é uma das etapas do projeto “No Alvo – contra o tráfico de drogas”, que integra o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público, e está sendo conduzido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim).

O documento que cela a parceria foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Cleandro Moura e pelo delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista.

A Polícia Civil realizará a coleta de dados e o levantamento estatístico da criminalidade relacionada às ocorrências de tráfico de drogas, crimes violentos letais intencionais e de crimes violentos patrimoniais ocorridos no estado, tendo como fonte os bancos de dados cotidianamente utilizados pela corporação, a exemplo do sistema de boletim de ocorrência (SisBO) e do sistema de procedimentos policiais (SisProceP). 

Com base nos relatórios, o Ministério Público constituirá um plano de atuação para as áreas com maior incidência de criminalidade.

“Constatamos que o tráfico de drogas é a raiz de muitos crimes violentos, incluindo homicídios e tortura. A ideia é direcionar e orientar os órgãos de execução da área criminal para um combate efetivo a esse problema, com o objetivo de reduzir a criminalidade de um modo geral”, declarou Cleandro Moura.

Para o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Caocrim, a assinatura do acordo de cooperação técnica contribuirá também para a especialização e a centralização das apurações e dos dados alusivos à atividade de polícia judiciária. “Trabalhamos para atender à necessidade de compartilhamento das estatísticas relativas às ocorrências criminais registradas nos órgãos de segurança pública do Estado do Piauí, bem como para desenvolver projetos sociais de prevenção ao crime”, explica o promotor.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: