Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação Integrada termina com 15 pessoas presas em Teresina

Seis alvos da operação já estavam no sistema prisional e receberam novas sentenças condenatórias. Polícia aprendeu, carro, drogas e arma.

12/05/2021 08:08

Atualizada às 12h02min

A Operação Integrada, que foi deflagrada nesta manhã (12) em Teresina, encerrou com um total de 15 prisões efetuadas: nove delas tinham como alvos indivíduos procurados pela justiça e que estavam à solta pela capital, e seis tinham como alvos indivíduos que já se encontravam presos, mas que receberam uma nova sentença condenatória em outros processos. Dentre as nove prisões efetuadas nas diligências por Teresina, duas delas ocorreram em flagrante por tráfico de drogas. 

Quem dá mais detalhes é o delegado Willame Morais, coordenador da Divisão de Capturas da Polícia Civil: "Essa operação reúne todas as forças de segurança da capital para combater a criminalidade e diminuir os índices de violência. Nós apreendemos drogas, balança de precisão, dinheiro, uma pistola 9 milímetros e uma picape de luxo. Alguns dos presos falaram inclusive que são de facções criminosas que estão atuando aqui em Teresina", disse o delegado.


Delegado Willame Morais, coordenador da Divisão de Capturas da Polícia Civil do Piauí - Foto: O Dia

Desarticular facções criminosas foi um dos principais focos da Operação Integrada. Como explicou o coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança, os crimes recentes ocorridos em Teresina, sobretudo os homicídios, têm ligação com a briga de grupos criminosos rivais. A Operação Integrada é o primeiro reflexo da articulação entre as forças de segurança e os órgãos judiciais do Piauí no sentido de coibir esse tipo de crime. As ações não ficarão concentradas só em Teresina, adianta ele.

"Estamos fazendo hoje na região Sudeste de Teresina, mas a operação é estadual. Iremos fazer também no interior e agora no litoral em Luís Correia e Parnaíba, para onde já mandamos reforços da PM. Vamos continuar com as investigações e pedindo ao poder judiciário esses mandados pendentes de cumprimento de forma que todo o sistema de justiça criminal se articule para trazer a paz e restaurar a ordem pública", finalizou o secretário.


Iniciada às 08h08min

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Capturas (Dicap) amanheceu esta quarta-feira (12) dando cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão para combater diversos crimes em Teresina. Trata-se da Operação Integrada, que reúne também o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Até o momento foram cumpridos 10 mandados judiciais e efetuadas oito prisões.


Foto: Divulfação/Polícia Civil

Além das detenções, a polícia também fez a apreensão de drogas, armas e veículos roubados. A Operação Integrada segue uma determinação do secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira. 

Alta dos homicídios na capital e no interior gera preocupação e polícia mira em facções criminosas

O Piauí como um todo, sobretudo Teresina, tem registrado um aumento nos casos de homicídios nas últimas semanas e a maioria deles apresentam características semelhantes. São corpos encontrados enterrados em covas rasas e a confirmação da morte de pessoas até então dada somente desaparecidas. Em geral, os indivíduos vítimas e acusados deste tipo de crime são envolvidos em facções criminosas. É o que afirma o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira.

Recentemente, membros das forças de segurança do Piauí se reuniram com representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário para tentarem chegar a um consenso quanto às ações para inibir essa alta nos crimes violentos na capital e no interior. Essas ações incluem a integração dos órgãos e o diálogo constante inclusive com as Polícias Civil e Militar do Estado do Maranhão, sobretudo em Timon, que tem concentrado uma série de ocorrências semelhantes às que se observa em Teresina.

Para se ter um exemplo, foi em Timon que a polícia localizou o corpo de duas jovens teresinenses que estavam desaparecidas. Elas havia sido sequestradas do bairro onde moravam na capital, o Residencial Risoleta Neves, na zona Norte, e seus corpos foram encontrados enterrados em uma cova rasa que elas mesmas foram obrigadas a cavar antes de serem mortas. São crimes como este que têm chamado a atenção do poder público.


Leia também: Corpo é encontrado amarrado e com marcas de tiro no Parque Rodoviário 


"Temos que alinham principalmente dados de informação e de inteligência e outras ações de investigação, sobretudo em relação aos últimos homicídios. Temos homicídios em Teresina, mas nos preocupa também o interior e o litoral. São crimes com os mesmos sinais, os mesmos sintomas, e precisamos: o perfil dessas pessoas são aquelas que estão envolvidas no mundo do crime, que vêm e vão do sistema do prisional, que estavam encarceradas e saíram recentemente. Todos eles ligados a facções", sintetiza Rubens Pereira.


Coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança do Piauí- Foto: Assis Fernandes/O Dia

Ele lembra que em uma das operações mais recentes da Secretaria de Segurança, foram presas pelo menos 20 pessoas em Teresina, Floriano e em outras cidades piauienses, mas que boa parte dos detidos já foram postos em liberdade pela justiça. Para o secretário, isso mostra a necessidade de se ter ações mais efetivas e de se alinhar os encaminhamentos entre as forças de segurança e o Poder Judiciário.

A Operação Integrada deflagrada hoje é uma das ações que se fazem nesse sentido de alinhamento das forças de segurança para dar cumprimento a mandados judiciais contra acusados de crimes hediondos como homicídio, por exemplo.

Por: Com informações da Polícia Civil
Mais sobre: