Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais Militares passarão a usar câmeras no fardamento em fiscalizações de trânsito

Medida foi autorizada por Rafael Fonteles, que afirmou que os equipamentos vão “garantir uma abordagem tranquila, sem abuso de nenhuma das partes”.

18/01/2023 10:18

O Governo do Piauí autorizou a aquisição de câmeras pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) para serem usadas no fardamento dos policiais militares durante as operações ostensivas. O documento foi assinado pelo governador Rafael Fonteles. A medida deve ser tomada para intensificar as fiscalizações de trânsito nos centros urbanos e em rodovias estaduais com o objetivo de preservar vidas e dar mais segurança para a sociedade.

“Inicialmente, o equipamento será destinado aos profissionais que atuam nas ações de trânsito, visando garantir uma abordagem tranquila, sem abuso de nenhuma das partes, protegendo o cidadão e o Estado”, explicou o governador. 

Reforço no policiamento

A pauta foi discutida em reunião do governador Rafael Fonteles e gestores de órgãos ligados ao trânsito e segurança, a fim de traçar o planejamento das ações que serão realizadas de forma integrada ao longo da gestão.

(Foto: Jailson Soares / O DIA)

Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, gestores e representantes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

(Foto: Divulgação / PMPI)

“Temos a convicção de que as políticas públicas de fiscalização intensiva do trânsito têm consequências muito boas para a sociedade no que diz respeito à segurança pública, mas principalmente na prevenção de acidentes e salvando vidas. É algo que nós queremos fazer com muito planejamento, baseado em dados. Sempre comunicando bem a população da importância disso. Essas fiscalizações vão salvar vidas, evitar que pessoas fiquem com sequelas de acidente de trânsito, inibir o roubo de veículos, impedir o tráfico de drogas e garantir mais sensação de segurança”, complementou Rafael Fonteles.

A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, reforçou a colaboração do órgão por meio da Gerência de Fiscalização e da Escola Piauiense de Trânsito. “Estaremos educando os condutores para que tenhamos a redução dos acidentes de trânsito”, disse a gestora. E o superintendente da Strans e sobrinho de Dr. Pessoa, Bruno Pessoa, destacou que a integração deve trazer resultado importantes.

“Ficamos felizes com a iniciativa do governador e com o convite para integrar, junto às outras instituições, a segurança viária para interagir e integrar as instituições em favor da vida, realizando blitzen e garantindo a prevenção para que possamos diminuir a quantidade de acidentes no trânsito e, consequentemente, a quantidade de mutilados e sequelados”, afirmou o gestor.

Fonte: Com informações do Governo
Mais sobre: