Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: dois detentos são diagnosticados com Covid-19

Os dois presos diagnosticados com a doença cumprem isolamento na Unidade de Apoio Prisional, antigo Hospital Penitenciário

19/05/2020 14:29

O sistema prisional do Piauí tem dois detentos com diagnóstico do novo coronavírus. Os dois foram presos na terça-feira (12) durante a Operação Delivery, da Polícia Federal , que investiga o superfaturamento na compra de livros didáticos na Secretaria de Educação do município de União, Norte do Piauí.

O primeiro diagnóstico da doença aconteceu dois dias depois que um dos homens deu entrada na penitenciária Irmão Guido. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele foi submetidos a dois testes, sendo que apenas o segundo exame deu positivo para a doença. O detento foi transferido para a Unidade de Apoio Prisional, antigo Hospital Penitenciário.

Segundo caso

Um segundo detento preso na Operação Delirey teve o diagnóstico de Covid-19 nessa segunda-feira (18). Sem revelar a identidade do preso, a Sejus informou apenas que ele foi enviado para  isolamento social na Unidade de Apoio Prisional.

“A Secretaria de Estado da Justiça informa que recebeu, hoje (18), mais um detido na Operação Delivery, executada pela Polícia Federal, no último dia 12, no município de União, e que testou positivo para Covid-19. O detento está custodiado na Unidade de Apoio Prisional, antigo Hospital Penitenciário, e, lá, se mantém em isolamento e em observação”, disse a Sejus em nota.

Protocolos foram abertos pela Secretaria de Justiça para identificar os profissionais que tiveram contato com os dois detentos e iniciar o monitoramento através de testagem.

Piauí

O Piauí tem 2.440 casos do novo coronavírus confirmados e 85 óbitos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma que 369 pessoas estão internadas, sendo 127 em Unidade de Terapia de Intensiva (UTI). Por outro lado, 297 pessoas já deixam as unidades de saúde com alta médica. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: