Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

10 mil famílias de Teresina podem ter recebimento do Bolsa Família bloqueado

Bloqueio pode acontecer porque estes grupos familiares deixaram de atender às exigências para recebimento do recurso em 2017 e precisam atualizar seus cadastros de saúde.

21/02/2018 11:03

Cerca de 10 mil famílias teresinenses podem ter o Bolsa Família suspenso ou bloqueado por não atenderem mais às exigências de saúde para recebimento do recurso e precisarem atualizar seus cadastros juntos às Unidades Básicas de Atendimento. Este número equivale a 22% do total de famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Para evitar a suspensão ou bloqueio do benefício, devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde de Teresina as famílias com crianças de até sete anos de idade, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes que atendem ao perfil de renda per capita de R$ 170 por mês e que fazem parte da lista de beneficiários do Bolsa Família. Os beneficiários devem ir às UBSs munidos do cartão do programa, a caderneta de vacinação das crianças e, caso haja, das gestantes. Os beneficiários que já possuem o Cartão de Acompanhamento do Bolsa Família também devem leva-lo.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Além de estarem em dia com o cadastro de saúde, as famílias devem atender também a outras duas exigências para continuarem a receber o benefício regularmente: o da assistência social, ou seja, ter frequência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio do comparecimento aos Centros de Referência em Assistência Social de Teresina, os Cras; e o da Educação, ou seja, ter membros em idade escolar com frequência e bom desempenho nas atividades desenvolvidas na escola.

“Em 2018 nós batemos o recorde de acompanhamento das famílias que recebem o Bolsa Família em Teresina. Nossa cobertura chegou a 78%, enquanto que anteriormente a média girava em torno de 55% a 60%. E isso só foi possível graças à criação do cartão de acompanhamento e a essa conclamação que viemos fazendo para que as pessoas atendam a todas as condicionalidades do programa”, é o que afirma Samuel Silveira, secretário municipal de Assistência Social e Políticas Integradas.

Os beneficiários do Bolsa Família que estão em falta com a atualização do cadastro de Saúde têm até junho para regularizar sua situação. Caso contrário, o recebimento do recurso será imediatamente suspenso ou bloqueado. A recomendação da Semcaspi é que as pessoas não deixem para a última hora e compareçam o quanto antes para evitar problemas futuros.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: