Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caminhada Rosa acontece no domingo (9) e leva conscientização sobre diagnóstico precoce

Evento faz parte das ações do Outubro Rosa em Teresina.

07/10/2022 08:44

Neste domingo (9) será realizada em Teresina a Caminhada Rosa, a partir das 7h na Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina. O evento faz parte das ações do Outubro Rosa e visa promover a importância do diagnóstico precoce, uma vez que, se descoberto no início, o câncer de mama tem chances de cura de até 95%.

Porém, esse índice cai para até 50% se a neoplasia estiver em um estágio mais avançado. De acordo com o Dr. Luiz Ayrton, que é um dos organizadores do evento, o câncer de mama continua sendo uma das doenças mais impactantes das mulheres. "Precisamos manter essa luta acesa. Estamos na 17º edição da caminhada e ela combina uma série de atividades educativas, onde as pessoas podem tirar dúvidas sobre sua saúde. É uma caminhada alegre e este ano estamos inovando”, afirma o doutor. 

(Foto: Pexels)

Em Teresina, a Fundação Maria Carvalho Santos está oferecendo 1.500 mamografias gratuitas a fim de promover a detecção precoce da doença. No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais comum entre mulheres, após o câncer de pele não melanoma.

As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte.  Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. 

Dicas de prevenção

Algumas ações podem ajudar a prevenir o câncer de mama. Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada e saudável, além de diminuir o consumo de bebidas alcoólicas são importantes formas de combater a doença. 

A reportagem do O DIA separou 10 dicas que podem ajudar mulheres a se prevenir contra o câncer de mama. Confira:

1- Pare de fumar

De acordo com o INCA, o tabagismo é responsável pelo maior número de casos que poderiam ser evitados no mundo, quase 100% dos diagnósticos da doença no pulmão são devido ao cigarro. Ele também é responsável por cerca de 30% de câncer no fígado, esôfago, estômago, boca, laringe, faringe, pâncreas, bexiga, colo do útero e leucemia.

2- Cuidado com álcool

Um estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer aponta que consumir cerca de duas doses de álcool por dia pode aumentar, significativamente, o risco das mulheres de desenvolver câncer de mama. 

3- Invista em uma dieta saudável

Mesmo que a carne vermelha traga diversos benefícios à saúde, ela não pode ser consumida em excesso. Alguns elementos da carne de boi e de porco são avaliados como cancerígenos. Evite ingerir muito açúcar e invista em frutas, legumes e verduras, esses alimentos são ricos em fibras e protegem o corpo, principalmente, contra o câncer no intestino.

4- Pratique atividades físicas

Além de fazer bem à saúde do corpo e da mente, praticar exercícios físicos ajuda no combate ao câncer. Os exercícios aeróbicos, principalmente, diminuem a circulação das citocinas pró-inflamatórias.

5- Faça um check-up anual

Tendo ou não histórico de câncer na família, anualmente, faça todos os exames indicados pelo seu médico.

Mais sobre: