Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanhas de gripe e sarampo são prorrogadas; veja pontos de vacinação em Teresina

Na capital, serão disponibilizados seis pontos de vacinação. Em Teresina, apenas 30% das crianças foram imunizadas contra sarampo

07/06/2022 11:37

As campanhas de vacinação contra Influenza (Gripe) e Sarampo foram prorrogadas em todo o Brasil até o dia 24 de junho. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 54,6% da população alvo já foi imunizada contra influenza, quando a meta é vacinar, pelo menos, 90% do público. Já em Teresina, apenas 35,21% do público alvo foi imunizado. Com relação ao sarampo, o Estado já contabiliza 37,86% das crianças vacinadas. Em Teresina, o número é ainda menor, apenas 30,10% das crianças foram imunizadas. 

Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue disponibilizando os imunizantes para os públicos prioritários em locais como postos drive thru e Unidades Básicas de Saúde (UBS) até sexta-feira (10).

Nestes locais, será ofertada a vacina da gripe para todos os grupos com direito ao imunizante, além dos públicos da vacina contra a Covid: 1ª, 2ª e 3ª dose (pessoas de 12 anos e mais), além do 2º reforço (adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o CEU Norte que funciona das 9h às 12h.

A vacinação infantil contra a Covid-19 segue sendo realizada de segunda a sexta nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. As demais UBS receberão os grupos prioritários da vacina do sarampo: crianças de seis meses a menores de 5 anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).

(Foto: Arquivo ODIA)

A população com direito à vacina da gripe também pode procurar as UBS. Tem direito ao imunizante as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso e caminhoneiros.

Para receber as vacinas é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Programação vacinação – 06 a 10 de junho

Drive Thru

- Terminal do Parque Piauí;
- Terminal do Zoobotânico;
- Terminal do Livramento;
- Buenos Aires;
- CEU Norte (somente de 9h às 12h);
- Teresina Shopping (edifício Garagem - estacionamento do G3).

- Gripe (Grupos Prioritários)
- Covid 1ª dose (12 anos e mais)
- Covid 2ª dose (12 anos e mais)
- Covid 1º reforço (12 anos e mais)
- Covid 2º reforço (18 anos e mais)

UBS - Covid 1ª e 2ª dose - crianças de 5 a 11 anos

Locais:

UBS Buenos Aires;
UBS Parque Brasil;
UBS Saci;
UBS Monte Castelo;
UBS Irmã Dulce;
UBS Cidade Jardim;
UBS Satélite;
UBS Alto da Ressurreição;
UBS Parque Poti.

 Demais UBS

- Gripe (grupos prioritários);
- Sarampo (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde - atualização da caderneta).

Grupos com direito à vacina contra a gripe:

 - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Idosos com 60 anos e mais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das forças armadas;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso;
- Caminhoneiros.

Mais sobre: