Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Samynha: mandante foi preso, quebrou duas algemas e morreu na sede do Draco

Herbert, conhecido como Jiboia, já respondia por homicídio e tinha forte liderança no Bonde dos 40

11/01/2024 às 09h56

Herbert, conhecido como Jiboia, seria o mentor intelectual do assassinato de Samynha Silva. Ele já respondia por homicídio, tinha forte liderança no Bonde dos 40 e teria dado apoio aos executores com o veículo Gol usado no crime. Conforme o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, o acusado morreu antes de prestar depoimento.

“Ele foi realmente um dos responsáveis pela morte [de Samynha]. E ontem (10), quando foi dado cumprimento ao mandado de prisão por esse crime, houve forte reação dele com os policiais, houve luta corporal. Depois de ele resistir muito, conseguiram contê-lo e levá-lo ao Draco. Antes de ser interrogado, ele passou mal, o Samu foi acionado, constatando o óbito e encaminhando ao IML”, delegado Luccy Keiko.

Caso Samynha: mandante foi preso, quebrou duas algemas e morreu na sede do Draco - (Reprodução/Redes sociais) Reprodução/Redes sociais
Caso Samynha: mandante foi preso, quebrou duas algemas e morreu na sede do Draco

No celular de Herbert foram encontradas fotos do delegado Matheus Zanatta e de sua esposa. “Eram várias fotos catalogadas, então precisamos estender essa investigação para saber o que realmente essa facção estava planejando”, disse.

O Herbert teve grande participação [no assassinato de Samynha]. O Draco vem desenvolvendo um trabalho de monitoramento relacionado a essas facções criminosas e ele era considerado, se não o primeiro, entre os dois principais líderes dessa facção em liberdade

Delegado Charles Pessoacoordenador do Draco

Na semana passada, um veículo foi alvejado com vários disparos na Avenida Pedro Freitas, zona Sul de Teresina. Conforme o delegado Charles Pessoa, o carro responsável pelo atentado seria o mesmo que teria participado do assassinado de Samynha. As investigações apontam ainda que Herbert possivelmente estaria no veículo e teria sido o responsável por efetuar os disparos.

“Eu atuo na Segurança Pública há aproximadamente 15 anos e no decorrer dessa minha trajetória eu nunca presenciei um indivíduo com uma agressividade do tamanho da do Herbert. Ele danificou e rompeu duas algemas, no contexto da contenção. Ele estava fazendo uso de entorpecente. A gente já tinha esse acompanhamento e constatamos com a própria companheira, de que ele ficou fazendo uso de entorpecendo até por volta das 4h da manhã”, ressaltou o delegado do Draco.