As chuvas intensas que vem caindo na capital do Piauí nos últimos dias fez com que a cidade ultrapassasse a média climatológica prevista para o mês de março. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até o momento, o acumulado do mês é de 344,4 mm.
Veja também: Em risco de inundação, Batalha decreta situação de emergência após chuvas
De acordo com o climatologista Werton Costa, Teresina está a 52,4 mm acima da nova média. “Nas últimas 48 horas nós obtivemos 57mm, foi justamente essas duas últimas chuvas que fizeram com que passássemos da nova média”, explica.
(Foto: Reprodução/Werton Costa)
A nova média, citada pelo climatologista, se refere a um novo parâmetro que se deu a partir das chuvas e temperaturas intensas que têm ocorrido nos últimos anos. Segundo ele, a média é atualizada a cada 30 anos.
“Nós trabalhamos com uma média que é parâmetro para sabermos se as chuvas ou a temperatura está acima ou abaixo do esperado que é a “normal climatológica". Essas normais são atualizadas a cada 30 anos. Porém, temos uma nova média e, a partir de agora, nossos cálculos tomam como referência essa nova média estabelecida”, explica Werton Costa.
(Foto: Reprodução)
O climatologista destaca ainda a importância de se haver um maior monitoramento climático, principalmente devido ao aumento de chuvas e temperaturas extremas nos últimos anos. Além disso, o especialista ressalta que é necessário desenvolver um mecanismo de alerta antecipado, a fim de que possamos evitar catástrofes, como os alagamentos e enxurradas que vêm ocorrendo devido às chuvas intensas no Piauí.
Próximos dias serão chuvosos
Teresina amanheceu em clima chuvoso nesta quarta-feira (23) e contou com pancadas de chuvas e trovoadas durante esta tarde. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que, durante a noite, existe maior probabilidade de chuva.
Ainda segundo o INMET, os próximos dias devem ser de mais chuvas isoladas na capital.