Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Colab já atendeu cerca de 12 mil reclamações em Teresina

A principal demanda diz respeito à zeladoria pública de Teresina, com queixas sobre buracos nas vias e mato alto em terrenos.

19/03/2019 06:52

Todos os dias, ao sair de casa, nos deparamos com problemas estruturais na cidade, desde uma calçada com problemas a buracos na via que atrapalham o trânsito. Essas demandas geram insatisfação e reclamações constantes, mas nem sempre o cidadão sabe como resolvê-las ou a quem recorrer para solucionar o impasse. Nesse sentido, a figura do ouvidor é fundamental. 

Em Teresina, o aplicativo Colab é o canal oficial da Ouvidoria e concentra as reclamações da população. Até agora, já foram cerca de 12 mil demandas atendidas e, aproximadamente, 9 mil pessoas utilizam o recurso, segundo Hassan Said, que é ouvidor geral de Teresina e presidente da Rede Ouvir. A maior parte das demandas feitas no aplicativo é relacionada à zeladoria pública. 

No entanto, esse é um serviço ainda pouco acessado e que a população desconhece. Para Said, as ouvidorias sempre foram bastante esquecidas ao longo da história. Mas, atualmente, os ouvidores buscam mudar esse quadro. “O Dia do Ouvidor [que foi celebrado sábado, dia 16 de março] e a própria formação da Rede Ouvir, que já tem algum tempo, caminha no sentido contrário, de fortificação das ouvidorias e de reconhecimento da população de que a Ouvidoria é capaz não só de atuar, como de resolver o problema que está sendo encaminhado”, pondera. 


Hassan said explica a função e atuação da Ouvidoria-Geral do município de Teresina - Foto: Poliana Oliveira/O Dia

No caso da Ouvidoria-Geral do Município de Teresina, o órgão atende diretamente os munícipes em demandas diversas dentro da competência do executivo municipal, como buracos na via, calçadas irregulares, mato alto e focos de mosquito da dengue. “Cada ouvidoria da Rede trabalha dentro da sua competência. Por exemplo, a Ouvidoria-Geral do Estado já é relacionada com as demandas estaduais”, esclarece Said. 

O tempo de resolução do problema varia de acordo com a demanda. No caso de demandas mais simples, como aquelas relacionadas ao abastecimento de água, podem ser resolvidas no mesmo dia da reclamação. Já os buracos na via são resolvidos em três dias, segundo Hassan Said. Por sua vez, obras como galerias de esgoto demandam um tempo ainda maior, tendo em vista que necessitam de um volume maior de recursos e o encaminhamento da demanda a outros setores ou órgãos.

Por: Ananda Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: