Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Construção do viaduto do Mercado do Peixe causa transtornos para condutores em Teresina

Buracos dificultam o trânsito de condutores no entorno da construção do viaduto do Mercado do Peixe, que foi iniciada em 2019. A falta de iluminação gera insegurança para quem passa pelo local

15/02/2022 15:20

A obra de construção do viaduto do Mercado do Peixe, na Zona Sudeste de Teresina, tem causado transtornos aos condutores da cidade. Quem precisa passar pelo entorno da obra, encontra trânsito lento e muitos buracos. Além disso, a falta de iluminação gera insegurança para quem passa todos os dias pelo local.

É o caso do representante de vendas Leonardo Leal. Ele conta que já teve prejuízos materiais devido às péssimas condições da via. “Todos os dias a gente vê carros sendo quebrados aqui por causa dos buracos. A pessoa que não conhece, termina caindo em um deles. Aqui não tem marcação de nada”, disse.

Viaduto Mercado do Peixe. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Leonardo relatou ainda que a situação piora durante a noite. Com baixa visibilidade devido à escuridão, os carros precisam trafegar mais lentamente, o que facilita a ação de criminosos.


“É muito perigoso passar nesse trecho durante à noite. O perigo da escuridão é o assalto porque você precisa diminuir a velocidade e os bandidos se aproveitam disso. É necessário que haja intervenção do poder público para essa situação melhorar”, avalia.


Outro problema enfrentado pelos condutores é o acesso à Avenida dos Ipês. Desde que a obra foi iniciada, cerca de 500 metros da pista foram interditados. Ficou apenas um dos sentidos.


“Essa obra já se arrasta há um bom tempo. Os acessos são ruins e esburacados. Se os buracos estivem tampados, a gente andava mais tranquilo. Com isso, quebra o carro e ninguém toma providência”, reclamou Alcenir Borges.


Iniciada em 2019, a obra do Mercado do Peixe segue parada. A construção do viaduto já foi paralisada algumas vezes por falta de estrutura das empresas que venceram a licitação.

Uma placa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implantada no local, mostra que a obra deveria ter sido entregue em maio do ano passado. O valor total investido é quase R$ 80 milhões.


Fotos: Assis Fernandes/ODIA 

“É uma vergonha fazerem as obras e não concluírem. É um dinheiro jogado fora que poderia ter sido bem utilizado. Obra parada serve apenas para causar prejuízos para quem passa próximo a ela todos os dias”, afirma Queiroz Machado.

O viaduto do Mercado do Peixe faz parte de um complexo viário que prevê a duplicação de 5.2 quilômetros da rodovia entre a ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti. O projeto estabelece ainda a construção de mais três viadutos. A obra segue sem previsão para conclusão.

Outro lado

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para comentar o caso.

Já a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste (Saad Sudeste) informou que já realizou a limpeza dos pequenos trechos que têm controle sobre essa região, mas que devido às últimas chuvas foi colocada no cronograma para ser vistoriada, e caso necessário uma nova visita da equipe.

O órgão disse ainda que a manutenção da via é de responsabilidade da empresa que constrói o viaduto. 

Mais sobre: