A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, em sessão ordinária remota desta quarta-feira (27), a antecipação do feriado de Corpus Christi, do dia 11 de junho para a próxima sexta-feira (29). A proposta, de autoria do prefeito Firmino Filho (PSDB), é uma tentativa de incentivar o isolamento social em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A vereadora Graça Amorim (Progressistas), líder do prefeito na Casa, apresentou requerimento solicitando regime de urgência, a matéria recebeu parecer favorável nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação. Após isso, seguiu para tramitação plenária, onde foi apreciada pelos parlamentares.
Mais uma vez os vereadores aprovaram a antecipação de um feriado no município (Foto: Arquivo/ODIA)
Por se tratar de uma data religiosa, a vereadora Cida Santiago (PSD) questionou se a proposição havia sido discutida com as autoridades eclesiásticas da cidade, semelhante ao ocorrido quando da antecipação do feriado de ‘Nossa Senhora da Conceição’, o que foi confirmado por Graça Amorim.
Após a breve discussão e explicação, o texto seguiu para deliberação plenária virtual, onde foi aprovada por unanimidade em dois turnos de votação. Sendo assim, essa será a terceira vez que o calendário de feriados municipais sofrerá alterações. Além da data já mencionada, as celebrações do aniversário da cidade também foram adiantadas.
Por: Breno Cavalcante