Um homem de 34 anos denunciou ao PortalODia.com nesta quinta-feira (11) que teve atendimento médico negado ao procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Porto Alegre, na Zona Sul de Teresina, com sintomas suspeitos da Covid-19. Ele pediu para não ter a identidade revelada.
LEIA TAMBÉM: Teresina: Irmã de grávida curada da Covid-19 acusa UBS de recusar atendimento
“A Fundação Municipal de Saúde vai à televisão avisar que as pessoas que sentem sintomas da Covid-19 procure uma Unidade Básica de Saúde dos bairros que estão disponíveis. Eu estava com os sintomas: febre, dor de cabeça, cansaço... Quando fui na UBS do Porto Alegre, eles (funcionários) não deixaram eu entrar e já foram dizendo que eu estava com a doença”, disse.
O denunciante disse ainda que teve que se deslocar para bairro Portal da Alegria, também na Zona Sul, para então conseguir atendimento. O caso aconteceu na terça-feira (09).
“Quando cheguei, fui atendido. O médico me examinou e disse que meu caso não se tratava de Covid-19. Mas informou que muitos pacientes estavam sendo atendidos lá porque a UBS do Porto Alegre estava se recusando atender. Eu gostaria de entender por que o posto do Porto Alegre não quer atender ninguém com sintomas gripais? Qual motivo?”, questiona.
OUTRO LADO
Procurada pela reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que não houve atendimento negligenciado. A FMS declarou que tem 21 UBS exclusivas para atendimento de pessoas com síndromes gripais.
A Fundação informou ainda que todos os casos suspeitos são encaminhados para atendimento nestas 21 unidades, que contam com profissionais capacitados e estrutura para dar o melhor atendimento.
Neste link , estão as UBS que dão assistência exclusiva a casos de síndrome gripal em Teresina.