Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Prefeitura pede que lixo de casas de pessoas com a doença seja sinalizado

A recomendação é de que o saco de lixo seja sinalizado com uma fita vermelha para reduzir o risco de contaminação.

18/03/2021 08:14

Com o agravamento da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), faz um apelo para que a população tenha mais cuidado com o descarte do lixo, especialmente nas residências onde há moradores com Covid-19.


Leia também: “Todo serviço é essencial”, diz Prefeitura de Teresina sobre abertura do comércio

“Precisamos nos atentar para alguns cuidados extras para evitar transmitir o vírus para as pessoas que fazem a coleta. O simples ato de sinalizar o saco de lixo com uma fita vermelha já alerta a pessoa que vai coletar e reduz o risco de contaminação”, explica o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

Foto: Arquivo O Dia

O gestor acrescenta que os moradores de casas onde há pessoas com Covid devem separar o lixo da pessoa que está com a doença, borrifar o interior das sacolas com água sanitária, depois devem juntar todos os sacos dentro de um saco maior, que será amarrado com uma fita vermelha para sinalizar que há risco de contaminação.

“Depois, ao fechar a sacola, o morador deve borrifar novamente a água sanitária (na parte externa da sacola) e só deve colocar o lixo na calçada próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta. Se o morador coloca o lixo muito antes, pode acontecer de algum animal rasgar o saco e, dessa forma, o risco de contaminação aumenta. Além disso, o lixo espalhado nas vias provoca a proliferação de insetos, causa doenças e entope as galerias, causando alagamentos. Por isso, chamamos a atenção da população para só colocar o lixo para fora de casa próximo ao horário da coleta”, enfatiza o secretário.

A Prefeitura e a empresa contratada para a limpeza pública de Teresina têm seguido todos os protocolos para evitar a transmissão do coronavírus. Ainda assim, até o momento, 9,4% dos funcionários que trabalham no setor testaram positivo para Covid-19. “Esse fato nos deixa muito preocupados. Por isso, estamos fazendo mais esse apelo para que a população se sensibilize. Precisamos proteger esses funcionários porque a limpeza pública é um setor essencial”, completa o secretário.

Mais sobre: