Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Quase três mil pessoas furaram a fila da vacinação em Teresina

Houve o cruzamento dos CPFs dos vacinados com os dados disponíveis nos sistemas internos do TCE/PI.

26/04/2021 17:40

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) descobriu um total de 2.778 pessoas que teriam furado a fila da vacinação contra a Covid-19 desde o início da Campanha Nacional de Imunização em Teresina. As irregularidades foram encontradas pela Comissão Covid-19 do órgão de controle.


Leia tambémDoses de vacina da AstraZeneca foram aplicadas dentro da validade, diz FMS 


Os nomes das pessoas que receberam as doses dos imunizantes indevidamente foram descobertos depois que ocorreu o cruzamento dos CPFs dos vacinados com os dados disponíveis nos sistemas internos do TCE/PI.

“Entre os indícios encontrados, o levantamento aponta para a inexistência  de  metodologia  e  critério  claro,  conciso  e objetivo para a execução da vacinação contra a COVID-19 no município de Teresina e o descumprimento dos parâmetros definidos pelo Plano Nacional e Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19”, descreve o relatório.

Foto: Assis Fernandes / O Dia

O secretário de controle externo, Luís Batista, explicou que após os indícios de “fura-fila” e  a consolidação dos dados, as entidades competentes, como Anvisa e o Ministério Público, serão comunicados sobre a necessidade de se aprimorar os mecanismos de controle a fim de minimizar a possibilidade infração do Plano Nacional de Imunização.

A coordenadora da Comissão, Geysa Elane Sá, pontou que a fiscalização continuará em municípios do inteiror do estado para evitar irregularidade na aplicação das vacinas.  “A Comissão irá continuar acompanhando o processo de vacinação, este é só o primeiro diagnóstico. Continuaremos o trabalho de fiscalização em outros municípios do Estado”, disse. 

Mais sobre: