Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: idosos que irão fazer 60 anos poderão agendar vacina após aniversário

Os idosos com 60 anos ou mais que por qualquer motivo ainda não receberam sua primeira dose da vacina contra Covid-19, também pode se vacinar em qualquer ponto de vacinação.

13/05/2021 08:59

Em Teresina, idosos com 60 anos ou mais que por qualquer motivo ainda não receberam sua primeira dose da vacina contra Covid-19, pode estar se dirigindo aos pontos de vacinação, assim como, pessoas com 59 anos que irão completar 60 anos até o final de 2021. Basta estar portando os documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e comprovante de residência da capital piauiense.

Além disso, o site Vacine Já, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está aberto mais uma vez para agendamento de vacinação contra a Covid-19 voltada para pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. As marcações podem ser feitas nesta quinta-feira, 13, em uma das sete salas de vacina específicas para a imunização definidas pela FMS.

Para fazer o agendamento, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/  e clicar no botão “agendamento público alvo”. Abrirá uma página onde a pessoa deve inserir seu CPF e escolher a opção “Pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos” e confirmar, para então inserir seus dados pessoais e escolher local, dia e hora de receber sua primeira dose.


(Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Os pontos disponíveis para a vacinação em Teresina são os hospitais da Primavera, Dirceu, Promorar, Buenos Aires, Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Universitário da UFPI (HU). No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (RG ou CNH); um laudo, declaração ou receita médica que comprove a comorbidade e o cartão de vacina.

O imunizante aplicado nestes locais será o produzido pelo laboratório Pfizer, que requer condições especiais de armazenamento e aplicação, e por isso está restrito a hospitais. A FMS esclarece que as vacinas aplicadas ainda são as recebidas no lote da semana passada, que por determinação da Secretaria Estadual de Saúde foi reservada apenas para este público em específico. “Estamos aguardando o recebimento de novas doses e orientações do Ministério da Saúde para ampliarmos a imunização com esta vacina”, diz Emanuelle Dias, coordenadora da vacinação contra a Covid-19 em Teresina.

Mais sobre: