Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criança de nove anos é a segunda morte confirmada por dengue em Teresina

Segundo a FMS, o paciente estava sendo atendido em um hospital particular da capital

30/03/2022 08:26

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou nesta quarta-feira (30), o óbito por dengue de um paciente de nove anos de idade em serviço hospitalar privado do município, sendo proveniente da região sudeste da cidade. Até hoje, foram notificados 851 casos de dengue na capital, sendo que 387 casos foram confirmados. Esta é a segunda morte por dengue em 2022. Os bairros com maior número de casos de dengue são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília. Em 2021 foram 168 notificações o ano todo

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico. Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

(Foto: Arquivo/O Dia)

Ela alerta ainda  para o fato de a transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. “A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”,reforça Amariles.

Em 2022, já foi registrado outro óbito

Piauí já havia registrado, no dia 10 de março, a primeira morte em decorrência de complicações da Dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O paciente que teve o óbito confirmado era de Teresina. Ele não teve seu nome, idade nem bairro de localização informados.

Fonte: Com informações da FMS
Mais sobre: