Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dudu diz que Setut não pagava multas aplicadas aos ônibus

A constatação foi realizada durante uma visita dos integrantes da CPI na sede da Strans nesta quinta-feira

29/07/2021 15:34

O vereador Dudu Borges (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Teresina que apura irregularidades no transporte coletivo de Teresina, revelou durante entrevista nesta quinta-feira (29) ao programa O Dia News, da O Dia Tv, que as empresas do setor não pagavam as multas de infrações de trânsito aplicadas aos ônibus.


Leia tambémDudu afirma que relatório da CPI do transporte será apresentado antes do prazo 


A constatação foi realizada durante uma visita da CPI na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) nesta quinta-feira. Os parlamentares encontraram uma grande quantidade de processos encalhados no órgão referentes há anos. 

“Fizemos uma vista na Strans para saber como é a sistemática do controle da bilhetagem, como é que está a aplicação das multas, como é que está o andamento. Lá nós vimos um armário grande, “entupido” de infração, de autos de multas aplicadas ao longo dos últimos anos (nos ônibus do sistema do transporte coletivo), isso processo físico, e não tinha a execução dessas multas”, comentou o vereador.

Foto: Jailson Soares / O Dia

“O cidadão comum compra uma moto, não consegue pagar o emplacamento no final do ano, é pego numa blitz e a moto é recolhida com rigor. O sistema de transporte de Teresina que ganha muito dinheiro para prestar um péssimo serviço não paga as multas e ainda recorrer à Justiça dizendo o tem dinheiro a receber do povo de Teresina”, declarou Dudu. 

O presidente contestou ainda a forma como o sistema de bilhetagem acontece na Capital. Segundo as análises da CPI, as informações das catracas dos ônibus são repassadas com atraso de 72h e ainda há possibilidade de alterações posteriores. 

Dudu revelou ainda que o Setut descumpre o contrato ao reduzir a quantidade de ônibus que circulam na cidade. Ele revelou que aos domingos, por exemplo, apenas cinco coletivos rodam na cidade, enquanto o contrato prevê um total de 56 ônibus. 

“Tenho convicção de que o contrato e até os acordos judiciais foram descumpridos pelas empresas de 2015 para cá. E o gestor público que não fez o serviço funcionar há diversos tipos de crimes: prevaricação, improbidade administrativa, enriquecimento ilícito”, finalizou. 

O outro lado

Em nota ao Portal O Dia, o Setut explicou que o pagamento de multas é de responsabilidade das próprias empresas. Já sobre a redução de ônibus, o sindicato disse que a frota está sendo disponibilizada em quantidade superior a demanda. 

Leia a nota 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que os ônibus em funcionamento estão sendo disponibilizados em quantidade superior à demanda apresentada. Pela demanda atual, a frota a ser operada deveria ser de, no máximo, 20% da normal e os consórcios ainda estão conseguindo operar, mesmo sem nenhum repasse da Prefeitura, com quase 35% da frota normal de 394 ônibus.

A entidade reitera que tem buscado, sistematicamente, o diálogo com a Prefeitura de Teresina e alternativas efetivas para solucionar os problemas do sistema de transporte público da capital.

Mais sobre: